Escola recebe ato público pelo judiciário

A onda de manifestações que tomou o Brasil nos últimos meses deixou um claro alerta: a população, antes vista como ‘passiva’ e pouco participativa, não está alheia ao que acontece no país.

O aumento nas passagens do transporte público de São Paulo, motivo inicial dos protestos, logo dividiu espaço com outras bandeiras e reivindicações, como os gastos com a Copa do Mundo, a falta de investimentos em setores como saúde e educação e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37 — que limita os poderes de investigação do Ministério Público em matérias criminais.

Tendo em vista o clima de ‘mudança’ que tomou o país, e antecipando-se na busca de melhorias para o ordenamento jurídico brasileiro, foi criada a Frente Parlamentar pelo Aperfeiçoamento da Justiça, que será foco de ato público nesta quarta-feira (14), em Belo Horizonte.

O evento terá início às 10h, na Escola Superior Dom Helder Câmara, e contará com participação maciça da magistratura mineira. Entre as autoridades já confirmadas, estão o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Desembargador Herbert José Almeida Carneiro; o Reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, Professor Paulo Umberto Stumpf SJ; e o Presidente da OAB-MG, Luís Cláudio Chaves.

Todas as atividades serão transmitidas ao vivo pela TV Dom Total.

Aperfeiçoamento

Idealizada pela Amagis, a frente suprapartidária foi lançada na última terça-feira (6), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ela atuará como fórum de debates e de defesa da independência da magistratura, com a finalidade de aprimorar o Poder Judiciário e dotá-lo de condições e recursos para a melhoria da prestação jurisdicional.

“As entidades estão se antecipando, colocando em debate a atual situação do judiciário. A Justiça requer aperfeiçoamento e mudanças para atender melhor e de modo ágil ao cidadão”, afirma o professor Paulo Stumpf.

Ato público com a magistratura e aula inaugural

Data: 14 de agosto de 2013

Local: Escola Superior Dom Helder Câmara

Rua Álvares Maciel, 628, bairro Santa Efigênia