Eventos da Pesquisa movimentam a semana na Dom Helder

Nesta segunda-feira (19), os grupos classificados para a IV Mostra Científica realizam uma apresentação prévia de qualificação para a Comissão Interna de Avaliação. O evento é restrito aos integrantes dos grupos e terá início às 14h30, na sala de aula do Mestrado, na Biblioteca Arnaldo Oliveira.

A ausência de apresentação ou o descumprimento das determinações da qualificação poderá implicar na desclassificação do grupo para a final, que acontece neste sábado (24), durante a IV Mostra.

IV Mostra

Todos os grupos de Pesquisa e Iniciação Científica da Escola irão expor seus trabalhos em forma de pôsteres no hall de entrada, detalhando os resultados obtidos em 2017. Os seis grupos classificados realizarão apresentação oral no auditório.

Ao final do evento, será divulgada a classificação final da premiação, do 1º ao 8º lugar para Grupos de Pesquisa e do 1º ao 3º lugar para os Grupos de Iniciação Científica, além da premiação individual para docente.

Os alunos interessados em acompanhar a Mostra devem se inscrever no Portal da Escola. A participação será validada como 5h de atividades complementares na área de Pesquisa. O evento é aberto também ao público externo, com inscrições gratuitas.

Jornada

A pró-reitoria de Pesquisa promove também, na sexta-feira (23), a 1ª Jornada Científica. O evento contará com a participação de professores externos que serão examinadores durante a IV Mostra.

O objetivo é discutir a pesquisa científica e a pós-graduação, abordando desde aspectos metodológicos de desenvolvimento da pesquisa até a publicação e o fomento. “A intenção é destrinchar os caminhos da pesquisa e torná-los acessíveis para alunos ainda sem experiência no tema”, aponta a comissão organizadora.

Também serão discutidos temas voltados para o público da pós-graduação, como os níveis de titulação e suas diferenças metodológicas, e o panorama do mercado de trabalho contemporâneo. “A intenção é tornar acessíveis as informações básicas sobre a pesquisa e a pós-graduação em geral, destacando as oportunidades que a Dom Helder oferece aos seus alunos”, completam os organizadores.

Os interessados devem se inscrever no Portal Acadêmico. Para alunos da graduação, valerá como 4 horas em Atividades Complementares de Pesquisa.

© 2020 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz