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Esclareça suas dúvidas sobre o retorno das atividades presenciais




Parabenizamos a todos(as) vocês da Dom Helder e da EMGE pelo êxito com que estamos conseguindo chegar ao final deste semestre. Já nos preparando para o retorno em agosto próximo, estamos informando a vocês sobre metodologia, normatização, infraestrutura e medidas preventivas. Confira por favor a mais recente comunicação institucional sobre isso.

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Nesta comunicação procuramos esclarecer algumas dúvidas que têm sido enviadas aos nossos setores operacionais.

REGIME PRESENCIAL OU REMOTO

  1. Os estudantes poderão optar livremente pelo regime presencial ou remoto?

Sim. Os que estiverem no grupo de risco ao coronavírus (por idade ou doença) ou residirem com pessoas nesta condição deverão permanecer em regime remoto.

  1. Os alunos que optarem pelo regime remoto terão acesso aos materiais pela plataforma EAD, como funcionou no semestre 2020/1?

Sim, caso as autoridades públicas decidam que as escolas seguirão Regime Remoto, os(as) Estudantes terão acesso ao Teams e à plataforma Moodle (EAD).

  1. As aulas do Regime Remoto permanecerão gravadas? Os discentes poderão acessá-las fora do horário de transmissão? Se sim, por quanto tempo?

Sim, as aulas serão gravadas e permanecerão disponíveis durante o semestre letivo.

O(a) Estudante terá acesso, exclusivamente, às gravações das aulas das disciplinas nas quais está matriculado. Contudo, a participação nas aulas deverá se dar no horário ao vivo e com registro de presença.

  1. Poderá haver alteração do Regime Remoto para o Presencial, posteriormente?

Sim. Durante o semestre é possível que já tenhamos o antídoto ao coronavírus. Igualmente, poderá acontecer que as orientações das autoridades públicas sejam alteradas para maior ou menor flexibilização do isolamento social.

Como o MEC autorizou por meio da Portaria MEC Nº 544 DE 16/06/2020 que as atividades poderão ser substituídas por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, até dezembro de 2020, em uma eventual mudança de Regime, o(a) Estudante que não conseguir voltar para o Regime Presencial poderá permanecer no Regime Remoto até dezembro/2020.

  1. Durante a transmissão ao vivo terá algum canal para sanar as dúvidas? Ou será possível apenas pelo Portal EAD?

Durante a transmissão da aula, em tempo real, sugerimos a interação direta com o(a) Docente, via chat ou microfone. Enfim, a interação deverá seguir as orientações do(a) Professor(a). Com relação às dúvidas quanto ao material gravado, durante a aula será aberto um espaço para esclarecê-las. O Docente repetirá no microfone os comentários de estudantes presentes e remotos a fim de que todos possam ouvir e participar.

  1. Quem optou pelo regime presencial terá acesso aos materiais da mesma forma que os alunos do regime remoto? As aulas gravadas (se for o caso) também?

Sim, o(a) Estudante terá acesso, exclusivamente, às gravações das aulas das disciplinas nas quais está matriculado. Para isto, todos deverão assinar um termo de que usarão as aulas gravadas e materiais didáticos exclusivamente para a sua própria aprendizagem daquela disciplina, no decorrer do segundo semestre do presente ano.

  1. Os alunos poderão selecionar algumas matérias em regime presencial e outras em regime remoto?

Sim. Contudo, devemos lembrar que o início das aulas em regime presencial no dia 11 de agosto próximo ainda depende de normatização das autoridades públicas. O que esperamos que aconteça até meados desse mês de julho. As aulas no regime remoto já estão confirmadas.

  1. Estudantes que continuarem em regime remoto, por estarem em grupo de risco, com dificuldade de acesso à internet e infraestrutura em sua casa, terão apoio neste desafio?

Sim. A Escola irá emprestar seus tablets e disponibilizará, em sua sede, computadores com banda larga em espaços exclusivos e mantendo isolamento social entre os usuários.

  1. Como funcionarão as matérias práticas? Necessariamente serão presenciais?

Conforme §3º da Portaria MEC Nº 544 DE 16/06/2020, no que se refere às práticas profissionais de estágios (…), poderão ser substituídas por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, até dezembro de 2020. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) e os Colegiados das Escolas estão elaborando as diretrizes para as Atividades Práticas e Laboratoriais.

  1. A matrícula pode ter choque de horário entre as disciplinas?

Não. A matrícula deverá obedecer aos critérios regimentais e, por isso, não poderá ter choque de horário entre as disciplinas do Regime Presencial/Online (Remoto).

  1. Como será feito o controle de frequência no regime remoto? Haverá reprovação por infrequência?

Considerando os princípios da Pedagogia e Metodologia Inacianas, que primam pela excelência (Magis) no processo de aprendizagem, a frequência é um dos elementos característicos do protagonismo discente e, consequentemente, do aproveitamento acadêmico. Assim, no Regime Remoto, o docente conferirá a participação em aula em tempo real, ou por realização de atividade. Situações de ordem técnica ou tecnológica (dificuldade de acesso, qualidade da internet…) deverão ser comunicadas ao Núcleo de Ensino Personalizado (NEP), à época de sua ocorrência, para eventual solução.

  1. Como será o processo de avaliação para o segundo semestre de 2020?

No regime presencial, permanecerá como tem sido. Para o regime remoto, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e os Colegiados estão fazendo uma análise dos procedimentos avaliativos deste primeiro semestre, afim de aperfeiçoá-los e melhor atender às possibilidades efetivas de todos os estudantes.

LOGÍSTICA

  1. Como será o uso de elevadores?

Conforme as orientações públicas atuais, serão permitidas três pessoas por elevador. Para atender a esta exigência, haverá alteração do horário das turmas variando em 10 minutos e organização de fila com distanciamento. Para quem puder, será recomendado o uso das escadarias.

  1. No refeitório, durante o horário de lanche, como será o controle do uso da máscara para as pessoas comerem?

Durante o período de prevenção, não será permitido ingressar nas dependências da Escola sem o uso de máscara, igualmente, na cantina, sala de aula, biblioteca etc. Quem não respeitar esta exigência, será convidado a deixar imediatamente as dependências acadêmicas. Além disso, nas salas de aula, cantina, auditórios e bibliotecas, será mantido o distanciamento entre as carteiras, mesas e cadeiras a serem utilizadas.

  1. O micro-ondas para esquentar marmitas e o local de almoço estarão disponíveis para os alunos?

Sim, com a manutenção do distanciamento social e higienização permanente.

  1. Como está o limite de alunos nas turmas? Estão considerando apenas quem marcou presencial ou também os que se matricularam para o Regime Remoto?

Até o momento, a orientação geral é de que os ambientes fechados não sejam utilizados em mais de 50% de sua capacidade normal. A expectativa é de que, por condições pessoais (grupo de risco ou falta de infraestrutura em casa etc.) ou espontaneamente, este percentual acontecerá como opção pessoal de cada estudante. Se no final da renovação da matrícula for constatado que o percentual de estudantes que optarem pelo presencial estiver acima do que for autorizado pelas autoridades públicas, a Escola fará um contato pessoal com estudantes que são indiferentes quanto ao regime presencial ou remoto proporcionando alteração do regime.

  1. Como ocorrerá o deslocamento para seminários e congressos no Campus III?

De preferência, cada um deverá usar automóvel pessoal, pois é mais seguro. Para quem não dispuser desse meio, a Escola disponibilizará ônibus, porém, com meia lotação e ventilação natural. Quanto a datas e quantidade de pessoas, deveremos aguardar definição das autoridades públicas e sanitárias.

  1. Docentes e Técnicos Administrativos também poderão optar por permanecer em regime remoto de trabalho?

Será possibilitada a permanência nesse regime somente para quem estiver no grupo de risco ou por residir com quem esteja nesta condição. No caso de Técnico Administrativo, se não for possível a continuidade do seu trabalho em regime remoto, serão concedidas férias antecipadas; no caso de Docente, será ofertada sua disciplina exclusivamente em regime remoto.

FINANCEIRO

  1. Haverá diferença no valor da mensalidade entre o Regime Presencial e o Regime Parcial?

Não. Pois considera-se que não se trata de EAD (Ensino a Distância), mas de aulas em regime remoto, com as obrigações e custos institucionais e profissionais dos docentes ainda aumentados.

  1. O que é o débito por coparticipação do FIES? Como deve ser resolvido?

As questões pessoais de cada estudante sobre prazo, condições e documentos relativos aos FIES, devem ser resolvidos pelo próprio estudante junto aos servidores competentes do FIES. A Escola tem sido ágil e eficiente para resolver as pendências que são de sua responsabilidade no FIES. Acontece que, raramente, o sistema do FIES funciona satisfatoriamente e as respostas são muito demoradas.

  1. Estou com dificuldade para quitar os débitos de minha mensalidade para poder renovar a matrícula. O que devo fazer? Há algum telefone disponível? Posso marcar hora para conversar?

A Dom Helder, no dia 16 de junho, divulgou no portal acadêmico o edital de negociação. A negociação está sendo feita via sistema (Portal Acadêmico) de acordo com as regras, descontos e parcelamentos divulgados. Qualquer dúvida, o aluno poderá encaminhar e-mail para o financeiro@domhelder.edu.br ou através do chat, recém-criado, via portal acadêmico.

Já na EMGE, os estudantes devem enviar e-mail para o setor financeiro: financeiro@emge.edu.br

PESQUISA

  1. Como faço para participar de Grupo de Iniciação Científica?

Para o presente ano, o prazo de inscrição já se encerrou. Para o próximo ano, o Edital para ingresso nos Grupos de Iniciação será lançado em novembro.

  1. Haverá seminários dos Grupos de Pesquisa e Iniciação valendo horas de atividades complementares no segundo semestre desse ano?

Sim. As atividades dos grupos ocorrerão normalmente, sejam presenciais ou online, conforme decisão dos órgãos governamentais do Estado de Minas Gerais.

PÓS-GRADUAÇÃO

Haverá comunicação exclusiva com questões específicas da Pós-Graduação.

Belo Horizonte, 1º de julho de 2020.

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