Faje e Dom Helder promovem XIII Colóquio Vaziano

Em 2021, o filósofo brasileiro Henrique Cláudio de Lima Vaz completaria cem anos. Para comemorar essa importante data, o Grupo de Estudos Vazianos (Gevaz), da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), promoverá o XIII Colóquio Vaziano em parceria com a Dom Helder Escola de Direito.

O evento ocorrerá de 19 a 21 de agosto, de forma on-line, e discutirá a Realização, tema caro à reflexão de Henrique Vaz. A proposta é reunir professores, pesquisadores e estudantes interessados na pesquisa sobre a obra do filósofo e na problemática da Realização. Trata-se, pois, de um espaço de divulgação e discussão de pesquisas realizadas e em andamento.

Legado

Sacerdote jesuíta e autor de importantes obras de filosofia, Lima Vaz deixou um grande legado, fruto de anos de reflexão sobre os desafios com os quais se viu concretamente confrontado. É possível reconhecer em Lima Vaz, que em 2021 completaria cem anos de existência, um modelo de vida que buscou ser sempre mais.

A realização da própria vida é compreendida por Lima Vaz como um desafio permanente. Somente ao ser humano é dado atualizar, por meio do próprio agir, aquilo que se é por essência. Assim, a vida se apresenta como tarefa nunca completamente cumprida. Cada um deve assumir a responsabilidade de significar a própria vida e, desse modo, encontrar o caminho da própria realização.

Ciclo comemorativo

O XIII Colóquio Vaziano integra um ciclo comemorativo de eventos, que começou em 2019 e será encerrado em 2021.

Em cada ano, o tema da Realização é discutido a partir de uma obra fundamental deste importante pensador. O colóquio de 2019, ao propor uma reflexão a partir da perspectiva da Antropologia Filosófica, teve como tema “Realização: um chamado ao ‘torna-te o que és'”.

Neste ano, ao assumir como principais obras de referência os dois volumes da Introdução à Ética Filosófica, o XVIII Colóquio terá como tema “A Realização: um desafio Ético e Político”.

Finalmente, em 2021, a Realização será pensada a partir da perspectiva da obra Raízes da Modernidade. O tema do colóquio será “A pessoa humana entre o tempo e a eternidade”.

HENRIQUE CLÁUDIO DE LIMA VAZ, 100 ANOS!

O legado de uma vida realizada
2019 – A Realização: um chamado ao “torna-te o que és”
2020 – A Realização:  um desafio Ético e Político
2021 – A Realização: “a pessoa humana entre o tempo e a eternidade”