Dom Helder vence 2ª Competição de Processo Civil

A equipe 102, formada por alunos da Dom Helder Escola de Direito, foi a grande vencedora da 2ª Competição Mineira de Processo Civil. A disputa visa estimular a pesquisa e as práticas do Direito Processual e Material por meio da criação de um processo fictício em fase de recursos. Nesta edição, após a fase escrita, ela foi totalmente adaptada para o ambiente on-line em razão da pandemia de Covid-19. A fase classificatória teve início no dia 24 de agosto, sendo a final realizada na última sexta-feira (28).

Na ocasião, a equipe da Dom Helder foi representada pelos alunos Marcos Vinícius Passamani de Souza (10º período) e Milena Cristina Costa Santos (9º período), que fizeram as sustentações de defesa do autor, e Ana Luíza Rocha Barros (8º período) e Lígia Maria Alves Siqueira (8º período), que defenderam a ré/reconvinte. Também integraram a equipe os estudantes Bernardo Lustosa Moreira (10º período), Cleison Rodrigues de Souza (8º período), Larissa Stefani Felisberto Moraes (6º período), Paulo Vitor Nery Padilha (8º período) e Rafael Pedro Alves (8º período).

Durante a fase classificatória, enquanto os oradores representavam publicamente a equipe, os demais analisaram peças escritas, assistiram outros painéis e levaram contribuições para o momento das perguntas e respostas.

A coordenadora da equipe, professora Helen Almeida, destaca o apoio significativo do Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) e da administração da Dom Helder, que cederam vestimentas e espaço adequado para a realização dos debates.

“Além do excelente desempenho da equipe, representada pelas duplas de oradores, dois aspectos muito significativos foram destacados por diversos examinadores: a opção pela sustentação ‘de pé’ e o fato de estarem vestidos formalmente. Essas escolhas foram feitas pelos próprios alunos e apoiadas integralmente pela Escola, que também disponibilizou toda estrutura tecnológica e operacional”, comenta a professora.

A grande final ocorreu entre as equipes da Dom Helder, que encerrou a competição com 96 pontos, e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A banca examinadora foi composta pela desembargadora Áurea Brasil e pelos professores doutores Paulo Lucon e Antônio do Passo Cabral.

Premiação

A Competição teve três categorias principais de premiação, sendo elas “Melhores Peças”, “Melhores Oradores” e “Equipe Vencedora”. A equipe da Dom Helder, além de conquistar o primeiro lugar geral, se classificou em todas as premiações, ganhando o primeiro lugar na categoria “Peça da Parte Autora” e o reconhecimento dos quatro oradores na lista dos 20 melhores do campeonato, destacando os alunos Milena e Marcos que conquistaram, respectivamente, o 4º e 5º lugares.

© 2020 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz