Proficiência Acadêmica começa nesta quinta-feira

As atividades da Proficiência Acadêmica, coordenadas pelo Núcleo de Ensino Personalizado (NEP), terão início nesta quinta-feira (17). O objetivo é promover a excelência na formação do discente de Direito a partir das seguintes dimensões pedagógicas: competências, habilidades e atitudes. As ações de qualificação são desenvolvidas para as turmas do 1° ao 6° período.

O coordenador do NEP, Rogério Fonseca, explica que a Proficiência Acadêmica tem um papel fundamental para elevar o conhecimento linguístico dos estudantes, além de ajudar a desenvolver a capacidade de raciocínio técnico-jurídico. “A Proficiência Acadêmica é um programa de qualificação universitária que coloca a Dom Helder na vanguarda do ensino jurídico do país”, disse o coordenador.

Para os estudantes que estão começando o curso na Dom Helder, Rogério destaca a importância do programa para a organização dos estudos e gerência de horários. Estes métodos, discutidos na Proficiência 1, estimulam a boa gestão do tempo e a priorização do que é mais importante no âmbito acadêmico. Já para aqueles que estão inseridos no programa, ele ressalta a importância da Avaliação Geral da Proficiência. “É o ponto alto deste programa, onde o conteúdo do curso dado até aquele momento pode ser revisto. Assim, é fundamental que todos os convocados para a avaliação participem dela”, explica o coordenador.

Instituída pela portaria 04/2016 e normatizada pela Instrução Normativa de 02/2016, a Proficiência Acadêmica consolidou-se como uma proposta inovadora e de vanguarda no contexto da formação acadêmica universitária. Confira o cronograma de atividades abaixo veja mais informações sobre a proficiência acadêmica aqui!

Guilherme Moreira/Necom Dom Helder e EMGE

© 2020 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz