Direito Integral abre cerimônias virtuais de Colação de Grau

Franclim Brito, coordenador do Direito Integral, conferindo grau aos formandos

A Dom Helder Escola de Direito realizou nesta quarta-feira (3) a primeira cerimônia de Colação de Grau dos formandos do segundo semestre de 2020, dedicada à turma do Direito Integral. O evento teve transmissão ao vivo pelo YouTube, em função da pandemia da Covid-19, e foi acompanhado por amigos e familiares dos alunos.

Participaram da mesa solene o coordenador do Direito Integral, Franclim Brito, e a pró-reitora de ensino, Anacélia Santos. A cerimônia foi conduzida pelo coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e das formaturas, Luiz Antônio Chaves.

Em seu discurso, o coordenador do Direito Integral, Franclim Brito, parabenizou os alunos pela conquista da formação, cumprimentou os professores homenageados e a funcionária Paloma Bremer, ex-secretária do Direito Integral e atual secretária acadêmica da EMGE, e realizou a abertura da solenidade virtual de colação de grau.

A cerimônia foi marcada pelas palavras de agradecimento do orador das turmas, o formando Glayder Daywerth Pereira Guimarães, que falou sobre a dificuldade enfrentada por todos os alunos durante anos de graduação no Direito Integral, e o quão gratificantes são as conquistas alcançadas com tal esforço. Além disso, o discente também agradeceu a cada um de seus colegas formandos com um tocante discurso, pontuando características de cada um.

O paraninfo da turma, professor Paulo Antônio Grahl, destacou a adaptação de todos com o contexto da pandemia, especialmente o compromisso dos discentes com o protagonismo estudantil, princípio da Pedagogia Inaciana. O professor também citou uma frase de Dom Helder Câmara: “a maneira de ajudar os outros é provar-lhes que são capazes de pensar”. Encerrou o seu discurso complementando que, além de pensar, todos os formandos são capazes de agir, os parabenizando.

Homenagens

A cerimônia também foi marcada por homenagens realizadas para os pais dos discentes. Paula Magalhães Bonifácio Mourão proferiu uma mensagem de homenagem para todos os pais presentes , enquanto que Túlio Coelho Alves homenageou os ausentes. A formanda Sarah Batista Ramos Pereira realizou o juramento da turma.

Além de Paulo Grahl, os formandos homenagearam os professores Michael César Silva, patrono da turma, Maria Flávia Cardoso Máximo, Bruno Fabrício da Costa, Bruno Ferraz Hazan, Pedro Eliezer Maia e Vinícus Lott Thibau, junto da funcionária Paloma Bremer.

Colação e entrega simbólica de diplomas

Após as homenagens, o coordenador do Direito Integral Franclim Brito conferiu o grau a todos os formandos. O professor Michael César realizou a entrega simbólica dos diplomas, momento em que os discentes puderam aparecer na cerimônia através de suas câmeras.

Franclim encerrou a solenidade com uma reflexão sobre o contexto enfrentado por todos os discentes e docentes da Dom Helder desde o início da pandemia da Covid-19, exaltando o esforço de todos que não pararam nesta caminhada, e parabenizando os formandos do Direito Integral.

Nesta quinta-feira (4) colam grau os formandos do turno da manhã, e na sexta-feira (5), os formandos do turno da noite. As cerimônias também serão transmitidas ao vivo pelo YouTube da Dom Helder.

Confira abaixo a íntegra da cerimônia desta quarta-feira (3):

© 2021 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz