Turma da noite encerra solenidades de Colação de Grau

Apesar do momento delicado enfrentado por todos durante a pandemia da Covid-19, os formandos da turma da noite do segundo semestre de 2020, da Dom Helder Escola de Direito, colaram grau nesta sexta-feira (5) em uma cerimônia especial. O evento foi realizado virtualmente e transmitido ao vivo pelo YouTube da Escola para que amigos e familiares pudessem acompanhar a solenidade.

A cerimônia contou com a participação do reitor da Dom Helder, Paulo Umberto Stumpf SJ e da pró-reitora de ensino, Anacélia Santos, que compuseram a mesa solene, e do coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e das formaturas, Luiz Antônio Chaves, que conduziu a cerimônia.

Também participaram, além dos formandos, a paraninfa das turmas, professora Francine Figueiredo Nogueira, a patronesse, professora Maria Flávia Cardoso Máximo, o patrono, professor Diógenes Baleeiro Neto, e os professores convidados, Leonardo Andrade Rezende Alvim, Paulo Antonio Grahl Monteiro de Castro e Thiago Loures Machado Moura Monteiro.

Para dar início à solenidade, o reitor da Dom Helder, Paulo Umberto Stumpf SJ, cumprimentou todos e parabenizou os formandos pela conquista. Em seguida, foi dada a palavra à oradora da turma, Fernanda Avelar Bretas, que em seu discurso, enfatizou os sonhos e a conquista da turma que acabara de se formar. “Agora é a hora da materialização dos nossos sonhos. Parabéns para nós, formandos do turno da noite da Dom Helder”, disse a formanda.

Em seguida, a paraninfa das turmas, professora Francine Figueiredo Nogueira, deu continuidade à cerimônia agradecendo o convite dos formandos e ressaltando a força adquirida para enfrentar o momento atípico mundial. Também os parabenizou e reforçou o compromisso com a Justiça. “Vocês estão destinados ao sucesso, a grandes realizações profissionais e pessoais”, completou a professora.

A solenidade também contou com as homenagens proferidas pelos formandos Kaleandra de Castro Lima, aos pais, e Viviane Rodrigues Marcelino, aos ausentes. O juramento foi realizado pela estudante Ana Carolina Machado, que teve suas palavras repetidas pelos colegas.

Para simbolizar a formatura, o reitor da Dom Helder, Paulo Umberto Stumpf SJ, conferiu o grau a todos os formandos e a patronesse, Maria Flávia Cardoso Máximo, e o patrono das turmas, Diógenes Baleeiro Neto, fizeram a entrega dos diplomas aos 117 estudantes.

Encerrando o último dia de solenidades, Paulo Stumpf ressaltou o esforço de todos os colaboradores da Escola para dar continuidade às aulas e eventos propostos pela Dom Helder nesse momento de pandemia. Também destacou o empenho dos estudantes em aproveitar as oportunidades proporcionadas pela instituição nesse contexto e exaltou a autonomia da instituição em registrar diplomas.

Confira abaixo a íntegra da cerimônia desta sexta-feira (5):

© 2021 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz