Nesta segunda-feira (10), o Núcleo de Ensino Personalizado (NEP) encerra mais uma etapa do atendimento voltado para os alunos do primeiro período. Os encontros tiveram início na última terça-feira (4), no laboratório de informática da Biblioteca, e integram as atividades da disciplina de Proficiência Acadêmica. Os professores Cláudia Madrona, Adair Rocha e Rogério Vieira se revezaram na condução dos trabalhos.

“O Atendimento Personalizado tem foco específico nas demandas do discente, agora inserido no Ensino Superior. O atendimento o ajudará na tomada de consciência de um status de estudante capaz de ser protagonista de sua própria aprendizagem. Tem-se ainda a possibilidade de acesso a informações essenciais da trajetória acadêmica e pessoal do discente, utilizadas para se pensar e desenvolver ações específicas a  necessidade de cada um”, explica o psicólogo Rogério Vieira.
 
Processo de formação
 
A Dom Helder Escola de Direito tem como um de seus objetivos o acompanhamento e o atendimento personalizado de seus alunos. Para tanto, desenvolve ações que auxiliam no processo de formação, tanto profissional quanto humana.
 
Neste sentido, procurando atender a comunidade acadêmica por meio da personalização do ensino, foi criado o NEP, com a função ser um centro de desenvolvimento de tecnologias educacionais, voltado para a qualificação docente e formação discente, respaldado em uma pedagogia própria, a Pedagogia Inaciana.

Para atingir tais objetivos foi instituída a Proficiência Acadêmica (PA), programa que tem como escopo a formação do estudante, atuando nas dimensões das competências, habilidades e atitudes. Por meio da PA, o NEP consegue trabalhar de forma personalizada com o discente, melhorando com eficiência seus resultados acadêmicos.

Durante os encontros, são desenvolvidas atividades de formação para os discentes a partir de sua entrada no 1º período até o 6º período do curso de Direito. “Instituída pela portaria 04/2016 e normatizada pela instrução normativa de 02/2016, a PA se estabelece como uma proposta inovadora e vanguardista no contexto da formação acadêmica universitária”, avalia Rogério.

Confira as fotos: