A professora Valdênia Geralda de Carvalho, Diretora Administrativo-Financeira da Dom Helder, será agraciada com a Medalha da Inconfidência 2017. A cerimônia acontecerá nesta sexta-feira (21), às 9h, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG).

Esta é a segunda vez que Valdênia recebe a condecoração. Em 2012, ela foi uma das homenageadas pelo então governador Antônio Anastasia. 

Medalha

A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para a projeção e a valorização do Estado. Foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek. É entregue sempre no dia 21 de abril, com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Currículo 

Valdênia Geralda de Carvalho é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Pós-Graduada em Ciências Penais pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. Pós-Graduada em Direitos Humanos pela Fundação Movimento Direito e Cidadania em convênio com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Advogada. Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutoranda em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. 

Além de sólida formação acadêmica, a professora Valdênia se destaca pela atuação em defesa dos Direitos Humanos. É membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Assuntos Carcerários da OAB/MG, conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais (CONEDH/MG) e integra o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de Minas Gerais (PPDDH/MG). Foi coordenadora de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. 

Na Dom Helder, Valdênia atua como Diretora Administrativo-Financeira e orienta atividades extraclasse. Já exerceu as funções de Coordenadora de Ensino da Graduação e Pró-reitora de Pós-graduação.