Nesta semana, a equipe ‘Somos Ecos’ deu início aos trabalhos de conscientização na Dom Helder Escola de Direito e na Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Foram realizadas reuniões com todos os colaboradores e coordenadores com objetivo alcançar pequenas mudanças de atitudes no dia a dia de cada um.

“Mudanças estas que podem significar muito quando compreendidas e assumidas conscientemente por cada um de nós”, reforça o professor Luiz Chaves, coordenador da equipe interna. As atitudes mais importantes que devem ser observadas estão relacionadas com a redução do consumo e o reaproveitamento de resíduos, como por exemplo:
  • Apagar as luzes ao deixar os recintos;
  • Não utilizar ar condicionado e ventiladores ao mesmo tempo;
  • Depositar os resíduos sólidos conforme orientação constante nos recipientes de coleta;
  • Evitar desperdício de todo e qualquer material, especialmente de papel;
  • Dar preferência pelo uso de garrafas pessoais, evitando, assim, o consumo excessivo de copos descartáveis, bem como desperdício de água nos bebedouros;
  • Não desperdiçar água, deixando torneira abertas, tanto nos banheiros, quanto ao lavar os recipientes individuais;
  • Não amassar os papéis descartados, pois, para futura reciclagem, devem estar apenas rasgados;
Contando com o apoio da Direção das Escolas, a equipe distribuiu lixeiras especiais para a coleta de papel e metais que serão encaminhados para a reciclagem, em parceria com a Associação dos Catadores de Papéis de Belo Horizonte. Além disso, foram afixados avisos alertando, especialmente, para a importância de se reduzir o consumo de água e energia elétrica.

“Assim, por meio de programas sociais e avisos, a equipe pretende atingir toda a comunidade acadêmica, transformando a Dom Helder em exemplo de boas condutas que podem contribuir significativamente para a vida no nosso planeta terra”, explica Luiz Chaves.

De acordo com o professor, a equipe ‘Somos Ecos’ entende que todos precisam estar conscientes da necessidade em se preservar o meio ambiente adotando atitudes simples que, unidas, proporcionarão grande diferença no contexto sustentável, gerando bem estar e saúde para todos.

Confira as fotos: