Quênia, México, Nova Zelândia, Brasil e Polônia foram alguns dos diversos países sorteados na tarde desta sexta-feira (23) pelo Tribunal Regional Estudantil (TRI-e) na Dom Helder Escola de Direito. Foi a segunda etapa do Tri-e. Mais de 450 estudantes participaram do sorteio.

Ao todo, são 95 grupos formados por dois alunos da Instituição e três de escolas do ensino médio. A partir agora, eles têm a missão de pesquisar o tema a ser julgado pelo Tribunal com a publicação do posicionamento prévio (contra ou a favor) de seu país. Participaram do sorteio universitários, professores da Dom Helder e alunos.

O tema da edição deste ano é “Limites no exercício da soberania estatal frente ao jus cogens de proteção internacional à pessoa humana”. E os estudantes devem responder o seguinte questionamento: Pode um Estado construir um muro em suas fronteiras como medida protetiva de combate à imigração ilegal e refúgio?

A equipe vencedora vai ganhar uma viagem para visitar a Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda. Já a equipe classificada em segundo lugar conhecerá o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional em Brasília.

Clique aqui, confira a matéria completa e o álbum de fotos!