Nesta segunda-feira (11), integrantes do corpo docente participaram de capacitação sobre a nova metodologia de ensino e aprendizagem da Dom Helder, denominada ‘Comunidade de Conhecimento’. O curso foi ministrado em dois horários (manhã e noite) pelos professores Adair Rocha, do Núcleo de Ensino Personalizado (NEP), e Anacélia Santos Rocha, pró-reitora de ensino. 

“Devido ao sucesso obtido neste semestre, a Escola prossegue com a implantação da metodologia, ampliando o número de salas tecnológicas e incorporando novas disciplinas e professores a este desafio pedagógico”, afirmou Anacélia. 

Proposta 

A nova metodologia foi lançada oficialmente em setembro deste ano, durante o Congresso do Conhecimento. Os trabalhos, no entanto, começaram dois anos antes, com a formação de uma comissão coordenada pelo NEP, que reuniu professores da casa e especialistas externos. 

“Esse profissionais realizaram um diagnóstico completo, estudaram outras escolas pedagógicas, visitaram instituições, participaram de seminários e congressos de tecnologia para a educação. Como resultado, uma nova metodologia foi proposta, tendo como base a pesquisa, a tecnologia e a problematização do conhecimento”, conta o reitor Paulo Stumpf. 

Em agosto deste ano, tiveram início as primeiras disciplinas neste novo formato, ministradas na Sala Modelo, localizada no segundo andar do Prédio I. “Os resultados foram excelentes! Os alunos tiveram um bom aproveitamento e os professores estão empolgados para aderir ao método, mesmo com os desafios que toda mudança traz”, informa Anacélia. 

Protagonismo 

O protagonismo discente, um dos pilares da Pedagogia Inaciana, ganha destaque na nova metodologia. Os alunos desenvolverão a habilidade e competência de fazer pesquisa, analisar resultados e apresentar soluções, além de se capacitar como líder de grupo na organização de equipes e distribuição de tarefas. “Os alunos agora são responsáveis por uma boa parte do tempo de aula, deixando a postura passiva e avançando na autonomia discente. Essa metodologia maximiza, também, o protagonismo do docente, uma vez que os professores têm o papel de conduzir esse rico processo de ensino-aprendizagem”, explica Anacélia. 

Capacitação 

Além de discutir conhecimentos gerais e o histórico de construção da nova metodologia, a capacitação desta segunda-feira (11) trabalhou os nove passos que devem ser seguidos para a realização de uma aula. No dia 18 de dezembro, os professores participam da segunda etapa do treinamento, na qual devem apresentar um modelo de aula aplicando os conhecimentos adquiridos. 

Confira as fotos: