Alunos ganharam pipoca e refrigerante antes do filme
A tarde deste sexta-feira (13), foi marcada por mais um debate no Direito e Cinema. O filme escolhido dessa vez foi Hannah Arendt - Ideias Que Chocaram o Mundo, apresentado pelo professor Humberto Macedo, da Dom Helder.

Humberto ressaltou o ponto mais importante a ser destacado no filme: “Nós juristas, temos uma obrigação, que é a de reflexão crítica. Temos que nos colocar sempre no lugar do outro;  nossa profissão é a justiça, simbolizada pela balança, equilíbrio, os dois lados. Então, antes de discutir a questão filosófica do filme, eu quero pedir a vocês que prestem atenção ao filme com relação a reflexão, essa capacidade de reflexão que a Hanna Arendt, que inclusive é uma das principais filósofas do mundo, sempre teve, nunca perdeu”.

A participação valeu 2h de atividades complementares aos estudantes que assistiram ao filme, e 3h aos estudante que, depois do filme, participaram do debate.  

Sinopse 
 
Depois de acompanhar o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann em Jerusalém, Hannah Arendt escreve sobre o Holocausto como nunca havia sido feito antes. Seu trabalho provoca um escândalo imediato, e Arendt permanece firme enquanto é atacada por amigos e inimigos. Mas enquanto a imigrante judia-alemã luta para romper suas ligações dolorosas com o passado, a sedutora mistura entre arrogância e vulnerabilidade de sua personalidade é exposta, revelando uma mulher lapidada pelo exílio.
O professor Humberto citou
O professor Humberto citou "reflexão" como principal pauta do filme
Participantes debateram interessados
Participantes debateram interessados
Auditório lotou com apresentação do filme
Auditório lotou com apresentação do filme "Hannah Arendt - Ideias Que Chocaram o Mundo"
Alunos do Direito Integral participaram do evento
Alunos do Direito Integral participaram do evento
Professor Humberto citou
Professor Humberto citou "reflexão" como principal pauta do filme