Os detalhes para edição de 2018 do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e) já estão definidos. Nesta segunda-feira (23), o Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) da Dom Helder divulgou o tema, o estatuto e o cronograma de atividades.

As inscrições terão início no dia 30 de abril e prosseguem até o dia 7 de junho. As equipes participantes serão compostas por cinco integrantes, compreendendo: dois estudantes do Curso de Direito da Dom Helder, graduação ou integral, matriculados até o 5º período; e três estudantes do Ensino Médio, vinculados a uma mesma instituição de ensino.

Estudantes de Ensino Médio e estudantes da Dom Helder devem efetuar as inscrições separadamente. Os estudantes da Dom Helder (dupla) podem indicar estudantes de Ensino Médio (trio) para formarem equipe definitiva, informando o código de inscrição do trio do Ensino Médio.

Tema

Nesta edição, o tema em debate será o direito do Estado de se armar face ao princípio da paz universal. Cada equipe inscrita representará um país integrante da Organização das Nações Unidas (ONU), definido por meio de sorteio, e deverá apresentar posicionamento favorável ou contrário à seguinte questão: os Estados detentores de armas nucleares são obrigados a se desarmarem independentemente de serem signatários das Convenções internacionais que regulamentam o tema?

Premiação

A Dom Helder dará como prêmio a todos os integrantes da equipe vencedora uma viagem, incluindo: passagens aéreas e diárias de hotel para visitar a Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda. A equipe classificada em segundo lugar receberá como prêmio uma viagem, incluindo: passagens aéreas e diárias de hotel, para visitar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, em Brasília – DF.

Confira:

Tema e Estatuto 2018

Como participar

Cronograma