O ex-ministro Renato Janine Ribeiro fará a palestra de abertura do I Seminário Discente Direito e Subjetividade, que ocorre nesta terça-feira (15), às 15h, na Dom Helder. 

Renato Janine é filósofo, escritor e colunista. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris I (Sorbonne), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela British Library, Grã-Bretanha. Foi ministro de Estado da Educação em 2015, entre abril e outubro, na gestão de Dilma Rousseff.

É Professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2001, pela obra ‘A Sociedade Contra o Social’ (Editora Companhia das Letras), e foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009.

Seminário

O evento é promovido pelos alunos do 3º período o Direito Integral sob a coordenação do professor Rogério Monteiro, que ministra a disciplina Direito e Subjetividade para as turmas.

Serão apresentadas as respectivas obras acadêmicas e literárias:

Amor líquido (Zygmunt Bauman)
A família em desordem (Elisabeth Roudinesco)
Gênero, uma perspectiva global ( Rebeca Pearse)
Holocausto Brasileiro (Daniela Arbex)
O amor e a sexualidade na Bíblia (Pierre Debergé)
O curso do amor (Alain de Botton)
O filho eterno (Cristóvão Tezza)
O nascimento da clínica (Michel Foucault)