O professor Marcelo Kokke fará palestra no I Congresso Internacional sobre o Futuro do Direito, Future Law, a ser realizado na cidade do Porto, Portugal, no dia 7 de junho de 2018.
 
O Future Law tem por objetivo reunir investigadores e professores de alta capacidade científica com o intuito de promover o debate, a troca de conhecimentos e a interação de ideias, a fim de difundir o conhecimento jurídico nas suas variadas vertentes. 
 
O tema da palestra será Metodologias de Ensino do Direito Ambiental e Sustentabilidade. Na ocasião, o professor Marcelo Kokke fará exposição da nova metodologia de ensino da Dom Helder, destacando seus propósito e objetivos de qualificação e capacitação dos discentes em habilidades e competências para a aprendizagem e o exercício do Direito.
 
O professor aponta que "os alunos e as alunas da Dom Helder estão sendo formados como gestores do pensamento e da aplicação do Direito, não são eles espectadores das aulas, são agentes ativos na produção do conhecimento". 
 
“O diferencial da metodologia não é o uso da tecnologia. O diferencial é o desenvolvimento de competências e habilidades, de inteligência emocional e relacional, em um mundo tecnológico”, completa Kokke.