Os professores Mariza Rios e Márcio Luís de Oliveira, da Dom Helder, participaram de uma série de atividades acadêmicas na Europa entre os dias 19 de maio e 1º de junho. A jornada da professora Mariza teve início em Portugal, onde participou de reunião com professores Universidade de Lisboa.

Já o professor Márcio Luís acompanhou a equipe discente da Dom Helder e a professora Lorena Rogedo Bastianetto na The Hague University of Applied Sciences, na cidade da Haia, Holanda, onde apresentaram palestras e orientaram os alunos na competição de Direitos Humanos. “A equipe da Escola foi a vencedora e recebeu, também, o prêmio de melhor oradora. Ainda na Holanda, a equipe visitou o Palácio da Paz, sede da Corte Internacional de Justiça, onde foi recebida pelo juiz Antônio Augusto Cançado Trindade”, contou Mariza.
 
Os professores Mariza e Márcio encontraram-se então em Madrid, na Espanha. No dia 28 de maio, participaram de reunião com pesquisadores da Universidade Complutense. No dia 29, foram palestrantes no seminário ‘Presidencialismo de Coalisíon en Brasil: díeficit demicrático y judicializacíon de politicas públicas’, promovido pela mesma instituição. Já no dia 31 de maio, Mariza e Márcio ministraram o seminário ‘Derechos sociales prestacionales y politicas públicas’ para professores da Universidade Carlos III, também em Madrid.
 
“Um dos objetivos dos professores em Portugal, na Holanda e na Espanha foi o de iniciar um processo de internacionalização de seu Grupo de Pesquisa no Mestrado, que trata de políticas públicas sustentáveis, com professores pesquisadores dessa temática na Europa. Como resultado geral, temos um grupo internacional de pesquisadores trabalhando em uma proposta comum de investigação a partir de um rascunho que eu e o professor Márcio levamos”, explicou Mariza.
 
Confira as fotos!