O Movimento Socioambiental ECOS começou suas atividades com um grupo reduzido de escolas públicas e terminou o ano de 2017 com mais de 30 instituições. Ainda em 2017, firmou termo de Cooperação com a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, comprometendo-se a difundir a educação ambiental na rede pública de ensino, o que corrobora a proposta da Constituição Federal, da Lei 9.795 de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental que alerta no Artigo 2º “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal” (BRASIL,1999) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais que trás o meio ambiente como tema transversal a ser divulgado nas instituições de ensino. Para propagar seus objetivos, o Movimento ECOS conta com o apoio da Escola Superior Dom Helder Câmara e da EMGE (Escola de Engenharia de Minas Gerais).

Esse trabalho consiste na realização de ações em prol do meio ambiente, que fazem a diferença no meio escolar e por consequência, no meio ambiente como um todo. Ações de conscientização e preservação, através do uso racional de água, de energia elétrica, reciclagem, reutilização de papel, plano para resíduos gerados pela escola etc são algumas das atividades promovidas pelo movimento.

O objetivo final é promover um parâmetro da Pegada Ambiental (PA) em cada escola e poder assim conscientizar os educadores, alunos, diretores e toda a sociedade da importância desse projeto para um ambiente equilibrado e sustentável.

Clique aqui para conferir a matéria completa e o álbum de fotos!