Por Patrícia Almada

Entender como funciona a União Europeia, o que ela faz, como funciona, quem é quem em suas Instituições, sua história, geografia, economia e política foram assuntos da palestra ”União Europeia e suas Instituições”, conferida pelo jornalista italiano e correspondente internacional dos jornais Agenzia NOVA, Radio Monte Carlo, European External Action Service, Carlo Gauti, na tarde desta terça-feira (2), na Dom Helder Escola de Direito.

A palestra faz parte do projeto Diplomacia Pública da União Europeia na América Latina (ALUE) que tem, de acordo com Carlo, objetivo de levar conhecimento sobre a União Europeia aos alunos das melhores instituições do país. Temas da atualidade como a crise migratória, crise econômica e as relações entre a União Europeia – Brasil e União Europeia-Mercosul também foram debatidos.

“O Brasil é um país muito importante para a União Europeia, parceiro estratégico do bloco. Somente dez países do mundo possuem este status de homenageado jurídico. Por isso a União Europeia tem investido nesse projeto oficial de diplomacia pública voltado para os estudantes das maiores universidades do Brasil”, explica.

Carlo ressalta que tratar o tema é fundamental para a formação acadêmica. “Os estudantes são as futuras classes pensantes do Brasil. Formando-os antes que cheguem ao mercado de trabalho é a melhor forma para que possam atuar de maneira de mais clara, da melhor maneira possível, no âmbito profissional”, disse.

Professora Jamile, mediadora da palestra exaltou a importância do projeto. “É uma honra recebermos o jornalista Carlo. Ele faz parte de um projeto de diplomacia pública da União Europeia na América Latina que tem como objetivo difundir uma discussão sobre o sistema Institucional e as questões atuais. São temas atuais e relevantes. Estamos estabelecendo na Dom Helder um grupo de estudo não só no mestrado, mas também com a participação da graduação, para discutir temas relativos à relação União Europeia com o Brasil e da União Europeia com a América do Sul. Gostaria de agradecer também ao apoio da professora Anacélia, José Adércio e Beatriz, que gentilmente possibilitaram a realização deste evento”, agradece.

Confira o álbum de fotos!