Nesta quinta-feira (11), os professores Beatriz Souza Costa e Thiago Loures, de Direito Ambiental, realizaram uma atividade extraclasse com as turmas D7NA e D7MB na Unidade III da Dom Helder, em Brumadinho. Os alunos saíram da faculdade às 8h e foram recebidos com um belo café da manhã para, em sequência, se dirigirem para o auditório da Unidade III, com suas paredes transparentes. Em total harmonia com a natureza, acompanharam uma aula de Direito Ambiental lecionada em dupla pelos referidos professores.

Durante a aula foi explicado sobre o Código Florestal de 2012 e a importância de se preservar os espaços territoriais protegidos para manutenção do equilíbrio ecológico, bem como o conceito e as espécies de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Área de Reserva Legal. O tema da aula foi escolhido com cuidado, pois na Unidade III existem tais espaços, absolutamente preservados, no intuito de cumprir a lei e colaborar para o equilíbrio ecológico, que é um mandamento previsto no artigo 225 da Constituição Federal.

Após a aula, os alunos tiveram um delicioso almoço e também usufruíram da infraestrutura da Unidade III, confraternizando, andando de bicicletas, nadando – tudo em sintonia com o respeito ao meio ambiente.

“Entendo que foi uma atividade muito importante, pois permitiu que os alunos saíssem do plano teórico e compreendessem a importância do Direito Ambiental em contato direto com a natureza, de modo que por meio da educação ambiental, eles terminaram por adquirir mais consciência socioambiental. Eu ainda gostaria de registrar a alegria em estar ao lado da professora Beatriz, na coordenação dessa atividade extraclasse. Pois até pouco tempo atrás, eu era seu estagiário docente, no mestrado da Escola Superior Dom Helder Câmara, e cada dia aprendo mais ao lado dessa profissional incrível, em quem eu me espelho”, afirma o professor Thiago Loures.

Já professora Beatriz Souza destaca que a forma mais fácil de aprender é unir a teoria com a prática. “Portanto, a Unidade III, se encontrando em uma Zona Rural, tem todos os requisitos que a Lei 12.651 de 2012 estabelece quanto à Área de Preservação Permanente e Área de Reserva Legal. Fiquem atentos que esta atividade se repetirá em breve!”, alerta a professora.

Confira as fotos: