A Dom Helder Escola de Direito promoveu, nos dias 30 e 31 de outubro, o programa “+Q DIREITO”, a mais recente inovação em suas estratégias e intencionalidades declaradas de formação integral e desenvolvimento humano. A atividade foi realizada no Campus III (Casa Branca/Brumadinho), a partir do eixo temático Magis e Excelência. Teve como mote e lema a proposta de Inácio de Loyola de que “não é o muito saber que sacia e satisfaz, mas sentir e saborear internamente”. (EE 2,4)

As vivências oferecidas durante a realização do programa foram pautadas em estratégias de autoconhecimento, integração, desenvolvimento da consciência de comunidade e interdependência, sintonia com a natureza, comprometimento no cuidado com a casa comum, potencialização do senso de justiça e reconciliação.

A metodologia proposta integrou diversas ações como exercícios de contemplação da vida e da natureza, elementos de jogos teatrais, técnicas de desenvolvimento pessoal, comitês colaborativos, caminhada, escalada, sarau cultural – todas articuladas a partir da perspectiva de compartilhamento de aprendizagens, conhecimentos e saberes.

Confira abaixo depoimentos de discentes participantes:

“Foi uma oportunidade muito boa de sair de minha zona de conforto. Foi divertido, dinâmico e diferente... e me fez pensar fora da caixinha dor Direito. Foi oportunidade de criar novos vínculos e fazer novas amizades. A metodologia proposta me ajudou a assumir e superar minha timidez e ajudou na minha consciência corporal. Para mim, que estou concluindo o curso e saindo da Dom Helder, ajudou a encarar minha capacidade de superação. Foi uma experiência de imersão na natureza. Tudo foi muito simbólico. ” – Camila Frade, 10DI

“Tirou-me, completamente, da zona de conforto e segurança de discente totalmente imersa nas aparentes seguranças do mundo do Direito. Ali, aprendemos a desconstruir e superar padrões, buscando sentido em tudo aquilo que fazemos repetidas vezes. Foi uma experiência surreal que nos fez aprender sobre a permanente busca de superação”.Sofia Assunção, 4DMD