O egresso da Dom Helder e advogado Nathan Nascimento foi aprovado no último concurso para procurador municipal da cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Nathan, atualmente efetivado como advogado da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG), concluiu o curso de Direito Integral em julho de 2018.

Nos próximos meses, assumirá o cargo em Ribeirão Preto e ressalta que a bagagem obtida durante o curso na Dom Helder foi essencial para aprovação. “O estímulo e a cobrança do curso me fizeram criar, desde o início do curso, uma rotina e disciplina de estudo”, diz o egresso, que está ansioso para a nova experiência profissional. 

Em 2019, Nathan começou uma rotina de estudos para concursos públicos, definindo que o foco seriam os concursos da advocacia pública, especialmente para o cargo de Procurador Municipal. “Mas sem o foco específico em alguma cidade”, explica. Ainda segundo o egresso, os estudos eram voltados às disciplinas desta área e, como treinamento, investiu na realização de provas fora de Belo Horizonte.

Ribeirão Preto 

O concurso para procurador municipal foi realizado em três fases, sendo a primeira uma prova objetiva, com 60 questões, valendo 100 pontos, a segunda, a elaboração de uma peça prático-profissional no valor de 60 pontos e a terceira, uma prova de títulos em que pontuavam candidatos com certificado de conclusão de cursos ligados a pós-graduação, mestrado ou doutorado em Direito.

“A descoberta da aprovação foi gradativa e carregada de expectativa a cada bom resultado nas fases do concurso. Ao final, com o resultado já publicado, a sensação é de felicidade e satisfação, por toda a dedicação e o esforço empregados terem sido recompensados”, afirma Nathan.

Para quem pretende investir em concursos públicos, o egresso afirma que é necessário ter planejamento e disciplina. “Acredito que o essencial é o estudante buscar o método que melhor se adeque ao seu estilo de estudo, que mais lhe deixa preparado de forma consistente para se submeter aos certames”. 

Nathan ainda afirma que sem planejamento e uma direção pré-estabelecida, não há êxito nos concursos. “No início, a concentração e o estudo focado são muito difíceis, mas, com o tempo, surge o hábito de estudo e este se torna mais natural”, completa.
Nathan foi um dos ganhadores da V Mostra Científica da DHC, sendo premiado em segundo lugar
Nathan foi um dos ganhadores da V Mostra Científica da DHC, sendo premiado em segundo lugar