Pular para o conteúdo

Palavra do Reitor

Paulo U. Stumpf SJ, Reitor da Dom Helder
Paulo U. Stumpf SJ,
Reitor da Dom Helder

Em 1556, quando faleceu Inácio de Loyola, o líder daquele grupo de amigos da Universidade de Paris que passaram a se chamar “jesuítas”, já havia na Europa mais de 200 colégios da Companhia de Jesus.

Com a percepção de que a evangelização dos povos implica também no desenvolvimento humano através da arte, da técnica e da ciência, em meados do século XVI, os jesuítas iniciaram um movimento cultural, o Barroco. Logo este movimento se estendeu as mais diversas áreas, como a música, a arquitetura, a engenharia, a escultura, a pintura, o teatro etc. e ganhou o mundo alcançando séculos de vigência.

Dentre estes primeiros jesuítas, chegaram ao Brasil (Salvador – Bahia), no dia 13 de Julho de 1553, José de Anchieta, Manoel da Nóbrega, entre outros companheiros, seguidos, mais tarde (1614), por Antônio Vieira.

Igreja Sede da Companhia de Jesus, Roma, considerada o marco inicial do Barroco
Igreja Sede da Companhia de Jesus, Roma, considerada o marco inicial do Barroco

Anchieta adentrou o sertão do Brasil, aprendendo o idioma Tupi, catequizando e ensinando Artes e Latim aos povos indígenas. Escreveu a primeira gramática da Língua Tupi. Em 25 de janeiro de 1554, fundou o Colégio de São Paulo, no então Planalto Piratininga, que se tornou sede do embrião da Cidade e Estado de São Paulo e data de seu aniversário. Em 1759, o Brasil tinha 20 Colégios e 12 seminários jesuítas.

Para o desenvolvimento das obras educacionais, em 1599, os jesuítas elaboraram uma primeira edição do documento denominado Ratio Studiorum, o qual é proclamado pela história como a primeira sistematização da avaliação da aprendizagem, além de esboçar preceitos para a gestão acadêmica.

Atualmente, a Companhia de Jesus conta com mais de 2 mil colégios e uma rede internacional com mais de 200 universidades.

Georgetown University Washington, D.C, uma das 27 universidades jesuítas dos EUA
Georgetown University Washington, D.C, uma das 27 universidades jesuítas dos EUA

Assim como o primeiro colégio do Brasil, também a primeira universidade particular brasileira, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) também foi criada pelos jesuítas, em 1947.

Somando-se à PUC-Rio, os jesuítas atuam no Brasil em centros de pesquisa, comunicação, obras sociais, educação popular, colégios, paróquias e centros de espiritualidade. Além de Universidades Federais e outras Instituições, os jesuítas trabalham em obras educacionais próprias, Graduação e Pós-Graduação: UNISINOS (RS), UNICAP (PE), FEI (SP), FAJE (MG) e PUC-Rio.

Estudantes de Direito da Dom Helder que Colaram Grau no dia 19/02/2015, obtiveram 100% de aprovação no Exame da Ordem, antes mesmo da formatura
Estudantes de Direito da Dom Helder que Colaram Grau no dia 19/02/2015, obtiveram 100% de aprovação no Exame da Ordem, antes mesmo da formatura

A Dom Helder Escola de Direito, a qual tenho o privilégio de dirigir na condição de padre jesuíta, sente-se feliz por colocar-se na tradição do serviço educacional da Companhia de Jesus. Procura efetivar nos desafios da atualidade o ousado sonho dos jovens universitários de Paris – os primeiros companheiros jesuítas.

O Projeto Pedagógico da Dom Helder, desenvolvido especificamente para o Ensino Jurídico, tem como fundamento a Pedagogia desenvolvida pelas Instituições Jesuítas de Ensino. Numa alusão ao fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola, a Pedagogia Inaciana nasceu da metodologia e orientações de seus Exercícios Espirituais, com uma primeira sistematização na Ratio Studiorum.





Motivos para escolher a Dom Helder - Escola de Direito!

  • Direito Integral com 100% de aprovação na OAB

  • Selo OAB: recomendada por excelência e qualidade

  • Campus avançado estrutura de ponta no meio da natureza

  • Apoio personalizado para definir objetivos de carreira

  • Simulação e Intercâmbio: reunimos experiências internacionais

Inscreva-se agora

QUER CONHECER A DOM HELDER E A EMGE MAIS DE PERTO?

Estamos de portas abertas pra você!

Agende uma visita Tuor Virtual

© 2020 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz