Abertas as inscrições para o TJD-e

Estão abertas as inscrições para o Torneio Jurídico de Debates Estudantil!! A mais nova simulação da Dom Helder Câmara é fruto de esforço conjunto do Direito Integral com o Centro de Simulação e Intercâmbio. O Torneio visa com que os discentes desenvolvam não só seus conhecimentos na área específica selecionada, mas também sua retórica e desenvoltura, sendo experiência ímpar para qualquer estudante. Além disso, o TJD-e terá como prêmio uma viagem para Haia, na Holanda, para conhecer a Corte Internacional de Justiça.

Para sua primeira edição, foi selecionado o Direito Penal como a grande área do direito a ser explorada, sendo que os participantes devem se debruçar sobre as seguintes perguntas: “qual a natureza jurídica das descriminantes putativas no direito penal?”; “é inconstitucional a criminalização da interrupção voluntária da gestação efetivada no primeiro trimestre?”; e “o condutor embriagado que causa um acidente de automóvel do qual resulta a morte de alguém deve ser responsabilizado por homicídio doloso ou por homicídio culposo?”. Para o TJD-e, os competidores devem se mostrar aptos a debater quaisquer destas questões, sabendo defendê-las em posições antagônicas, desde a primeira fase oral, uma vez que somente se saberá qual delas será a primeira a ser debatida quando da cerimônia de abertura do Torneio.

O TJD-e é voltado para alunos matriculados em ao menos uma matéria do 5º período,ou períodos superiores, quando da inscrição, e as equipes são formadas por duplas de estudantes da casa. As inscrições para a simulação se encerram no dia 16 de julho, e podem ser realizadas no Portal Acadêmico. Maiores informações a respeito do Torneio podem ser encontradas em http://domhelder.edu.br/integral/centro-de-simulacao-e-intercambio/torneio-juridico-de-debates-estudantil/.