Costa do Marfim e Argélia disputarão a final do Tribunal Internacional Estudantil

Equipes classificaram-se na manhã deste sábado (7), na Câmara de Julgamento.

Equipe da Argélia é uma das classificadas para a final do TRI-e.

Equipe da Argélia é uma das classificadas para a final do TRI-e. Foto (Patrícia Azevedo/Dom Total)

As equipes da Costa do Marfim e Argélia conquistaram as vagas para a final da edição de 2017 do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e). A sexta etapa da competição foi realizada na manhã deste sábado (7), na Dom Helder Escola de Direito, com a participação das seis equipes classificadas. África do Sul, Bósnia Herzegovina e Costa do Marfim defenderam posicionamentos contrários à questão proposta (veja abaixo). Já as equipes da Argélia, Polônia e Israel apresentaram pareceres favoráveis.

A Câmara de Julgamento foi presidida pela professora Lorena Bastiannetto, mestre em Direito Ambiental pela Dom Helder. Também participaram, como juízes, os professores Luiz Antônio Chaves e Luís André de Araújo Vasconcelos, e os mestrandos Leila, Vanessa Lemgruber, Andreia Bonifácio, Wallace Pinto e Giovanni José. O professor Fraclim Brito e alunos Nathan Gomes e Guilherme Ribeiro representaram Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI), que coordena a atividade.

Tema 2017

Nesta edição, a questão chave proposta aos estudantes é: pode um Estado construir um muro em suas fronteiras como medida protetiva de combate à imigração ilegal e refúgio? Para elaborar o posicionamento, as equipes devem considerar o contexto histórico, econômico e social do país que representam, analisando também sua legislação e atuação no cenário internacional.

Final

A Sessão Plenária de Julgamento será realizada no dia 21 de outubro, na Dom Helder, com a premiação dos estudantes. A equipe vencedora receberá uma viagem, incluindo: passagens aéreas e diárias de hotel para visitar a Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda. A equipe classificada em segundo lugar receberá como prêmio uma viagem, incluindo: passagens aéreas e diárias de hotel, para visitar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, em Brasília – DF.

Confira novas informações e fotos na segunda-feira (9/10)!

Patrícia Azevedo/Redação Dom Total