CEJUR – Centro de Estudos Jurisprudenciais

Instituído pela Coordenação do Direito Integral, O Centro de Estudos Jurisprudenciais (CEJUR) visa à formação de grupos de estudo, pesquisa e debates acerca das decisões judiciais dos principais Tribunais do país. Este será composto por discentes da graduação sob a liderança de um professor orientador. Estes grupos se destinam à realização de análises quantitativas e qualitativas das decisões de Tribunais selecionados, acerca de um tema jurídico específico e publicação dos resultados levantados, analisados e obtidos.

A identificação dessas questões torna-se imperiosa para que seja possível traçar os principais aspectos e direções das interpretações dos Tribunais Superiores. As metodologias quantitativa e qualitativa são importantes para que o Direito possa transformar a compreensão e direção dos fenômenos jurídicos. Os dados coletados serão de extrema relevância para reconhecer e diagnosticar os problemas envolvidos na produção do saber jurídico que deve permitir a constante reflexão crítica sobre o conhecimento produzido.

O CEJUR fomenta e estipula o hábito da pesquisa no cotidiano do estudante ampliando a investigação científica em um conjunto de atividades previamente elaboradas. O docente realizará a organização do grupo participante, orientando e direcionando o aluno no uso e manejo das técnicas apropriadas para pesquisa, tendo como finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio acadêmico.

O Centro estará disponível à comunidade acadêmica e as inscrições poderão ser realizadas pelo Portal Acadêmico, em link específico.

Clique e confira o Edital de Inscrição e Processo Seletivo para os grupos de 2018 e suas respectivas ementas.