CIJ – Corte Internacional de Justiça

 

Com o objetivo de fomentar o engajamento da comunidade acadêmica da Escola Superior Dom Helder Câmara nas mais diversas competições jurídicas, especialmente no âmbito do Direito Internacional, o Centro de Simulação e Intercâmbio – CSI – instituiu o grupo CIJ (Grupo de Estudos sobre Corte Internacional de Justiça) visando consolidar a participação na Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition.

Trata-se da maior simulação jurídica no âmbito internacional e a competição simula o julgamento  entre países perante o Tribunal Internacional de Justiça, órgão judicial das Nações Unidas. As equipes preparam articulações orais e escritas argumentando posições contrárias em torno do caso.

Todas as etapas são realizadas na língua inglesa e contam com a participação de mais de 680 faculdades de direito em 100 países.

O Centro de Simulação e Intercâmbio, através da Comissão Examinadora do processo seletivo para ingresso no Grupo de Estudo Sobre a Corte Internacional de Justiça (CSI-CIJ), torna público o resultado final, com a lista de aprovados e as diretrizes a serem seguidas.