GEDEM – Direito Empresarial

Com o objetivo de fomentar o engajamento da comunidade acadêmica da Escola Superior Dom Helder Câmara nas mais diversas competições jurídicas, especialmente no âmbito da Arbitragem Empresarial, o Centro de Simulação e Intercâmbio – CSI – instituiu o GEDEM (Grupo de Estudos em Direito Empresarial), visando a consolidar a participação na Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz – CAMARB.

Esta se trata de uma competição de julgamento arbitral simulado, na qual, a partir de um caso hipotético previamente disponibilizado, discute-se, em duas fases, temas polêmicos na seara do Direito Empresarial. A primeira fase consiste na produção de memoriais escritos, representando tanto a parte requerente quanto a parte requerida. A segunda fase, por sua vez, consiste na defesa oral da tese elaborada, em painéis de confronto com outras equipes participantes e julgados por três árbitros.

A CAMARB é a maior Competição de Arbitragem e Mediação em Língua Portuguesa no mundo e do maior evento do gênero na América Latina. Na nona edição do evento, realizada em 2018, participaram 1.500 pessoas, entre árbitros (advogados), avaliadores (mediadores), e estudantes de 80 equipes de faculdades e universidades de todas as regiões do país, de 20 estados brasileiros.

Em 2019, a equipe orientada pelo professor Bruno Fabrício da Costa, composta pelos oradores Bernardo Costa Leal, Clara de Castro Nassif, Juan Oliveira da Silva e Mariana Alves de Oliveira Aleixo e pelos pesquisadores Asafe Samuel Lamar Lopes, Paulo Henrique Diniz Pinheiro, Vivian Petrone de Souza e Bianca Izabella Carvalho se classificou na 19º posição, sendo  uma das únicas duas instituições de ensino de Minas Gerais que conseguiram se classificar entre os 20 melhores colocados.

Veja a participação do GEDEM em 2016.

Veja a participação do GEDEM em 2017.

Veja a participação do GEDEM em 2019.