GEDIC – Direito Civil

 

Com o objetivo de fomentar o engajamento da comunidade acadêmica da Escola Superior Dom Helder Câmara nas mais diversas competições jurídicas, especialmente no âmbito do Direito Civil, o Centro de Simulação e Intercâmbio – CSI – instituiu o GEDIC (Grupo de Estudos em Direito Civil), visando a consolidar a participação na Olimpíada do Conhecimento Jurídico da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC).

Esta se trata de uma competição jurídica, no âmbito do Direito Privado brasileiro, na qual são disputadas diversas modalidades, tais como redação de peça jurídica, sustentação oral para corpo de jurados, conhecimento de legislação, conhecimento de jurisprudência e conhecimento doutrinário. A competição é disputada anualmente, em São Paulo, no mês de outubro.

Em 2018, com um grupo formado por oito discentes e um professor orientador (Prof. Renato Campos Andrade), a Dom Helder Câmara fez sua estreia na competição.

O GEDIC, em 2019, se consagrou vice-campeão (em razão de um critério de desempate) nacional na VI Olimpíada do Conhecimento Jurídico promovida pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC).

A competição, que seleciona as 12 melhores equipes universitárias de Direito Civil do país, avalia os alunos nas modalidades de Sustentação Oral, Redação Jurídica, Conhecimento Doutrinário, Conhecimento Jurisprudencial e Conhecimento Legislativo, sendo campeã a equipe com melhor classificação no quadro geral de medalhas.

A Dom Helder obteve medalhas de ouro nas modalidades de Conhecimento Jurisprudencial e Conhecimento Doutrinário e medalha de prata na modalidade de Redação Jurídica, que foi corrigida pelo ilustre doutrinador Carlos Roberto Gonçalves e pelo professor e procurador do estado de Minas Gerais Rodolpho Barreto Sampaio Júnior, além de menção honrosa às alunas Isabela Arcanjo e Lígia Maria pela conduta límpida e honesta durante a prova de Conhecimento Legislativo.

Ao final, houve empate técnico no quadro de medalhas e o critério de desempate previsto no edital conferiu o primeiro lugar à equipe da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

A equipe foi assistida e orientada pelos professores Élcio Nacur e Renato Andrade e composta pelos alunos:

Ana Tereza Costa Rocha D10I (Conhecimento Jurisprudencial e Doutrinário)

Filipe Henrique Lopes dos Santos D10I (Redação Jurídica e Conhecimento Doutrinário)

Gabriel Machado de Paula D10I (Redação Jurídica)

Isabela Arcanjo Teixeira D8MC (Conhecimento Legislativo)

Ligia Maria Alves Siqueira D6MI (Conhecimento Legislativo e Doutrinario)

Paloma Cristine Galvão Cardoso D8MA (Conhecimento Jurisprudencial e Sustentação Oral)

Thiago Diniz Vial D6MI (Conhecimento Doutrinário e Sustentação Oral)

Ao todo, o grupo conquistou 15 medalhas representando a Escola Superior Dom Helder Câmara e ajudou a mantê-la entre as melhores faculdades do país.