GEDIMAR – Direito do Mar

 

Na constante tentativa de buscar o engajamento da comunidade acadêmica da Escola Superior Dom Helder Câmara nas mais diversas competições jurídicas, especialmente no âmbito do Direito Internacional, o Centro de Simulação e Intercâmbio – CSI – instituiu o grupo GEDIMAR (Grupo de Estudos em Direito do Mar) com o objetivo específico de representar a Escola Superior Dom Helder Câmara (DHC) na 1ª Edição da Competição de Julgamento Simulado do Tribunal Internacional do Direito do Mar.  

A Competição consiste na simulação de um julgamento junto ao Tribunal Internacional do Direito do Mar, organizada pelo Instituto Brasileiro de Direito do Mar (IBDMAR) e aberta a equipes de todo o mundo, que representam instituições de ensino superior ou de pesquisa. Essas equipes elaborarão os dois memoriais de autor e réu de um caso hipotético, envolvendo interpretação e aplicação da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM). Na fase oral, as equipes fazem a sustentação oral de uma das partes do processo, após sorteio feito pelo IBDMAR. 

No ano de 2019, a equipe de estudantes da Dom Helder Escola de Direito foi campeã da Competição, o evento ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro na sede da instituição, em Belo Horizonte.

O time da Dom Helder foi treinado pelo o professor de Direito Internacional Ambiental André de Paiva Toledo. As oradoras foram Ana Clara Fernandes Alves e Raquel Luiza Borges Barbosa e os observadores foram Clarice Lopes Antunes Fiqueiredo, Daniel Lucio Reis Alves, Izabela Saralha Friguetto e Maria Cecília de Moura Mota.

Além do primeiro colocado na competição, o grupo ainda ganhou o Prêmio de Melhor Memorial da Parte Acusada e a aluna Ana Clara Alves recebeu o prêmio de segunda melhor oradora da Competição

Saiba mais sobre o desempenho da Equipe.

Confira algumas fotos do evento.