GEDIPRO – Direito Penal e Processo Penal

Com o objetivo de fomentar o engajamento da comunidade acadêmica da Escola Superior Dom Helder Câmara nas mais diversas competições jurídicas, especialmente no âmbito do Direito Penal e Processo Penal, o Centro de Simulação e Intercâmbio – CSI – instituiu o GEDIPRO (Grupo de Estudos em Direito Penal e Processo Penal), visando consolidar a participação na  I Competição de Direito e Processo Penal do Instituto de Ciências Penais (ICP).

A Competição consiste na análise de um caso fictício que simula uma lide jurídico-criminal e visa o debate de temas relevantes do Direito e do Processo Penal, sendo aberta a equipes de todo o mundo, que representam instituições de ensino superior ou de pesquisa. Essas equipes participam de uma fase escrita e, caso sejam classificadas, de uma fase oral.

Em abril de 2019, a Escola Superior Dom Helder Câmara sediou abertura da Competição que contou com palestras da Doutora Carla Silene sobre a aplicação de pena privativa de liberdade sem processo penal, do Doutor Henrique Abi-Ackel Torres que discursou sobre  a imputação Normativo-Funcionalista nos Crimes de Organização e do Doutor André Callegari que abordou o tema da Colaboração Premiada.

Foram criadas três equipes com intuito de participar da Competição,coordenadas pelos professores Maurício Lopes, Lícia Jocilene e Hassan Magid.  Dessas, duas se classificaram para a fase oral.

Entenda um pouco mais sobre a Competição.

Confira a realização do evento.