Intercâmbio

O Centro de Simulação e Intercâmbio – CSI – é o órgão da Escola Superior Dom Helder Câmara que tem como um de seus objetivos primordiais proporcionar à comunidade estudantil a oportunidade de vivenciar uma experiência acadêmica no exterior.

Com a proposta de ser uma referência para a articulação, convênios e demandas para intercâmbio interinstitucional e de idiomas, o CSI visa a instituição de parcerias nacionais e internacionais, promovendo o compartilhamento de projetos e o auxílio mútuo com as entidades conveniadas.

Assim, por meio da organização de eventos, divulgação de oportunidades e compilação das vagas abertas ao redor do mundo, sempre atualizadas, o CSI tem o objetivo principal assessorar os integrantes do corpo discente da Dom Helder Câmara, direcionando-os aos programas que se adequem especificamente ao seu perfil e intermediando o contato destes com as instituições de destino.

 

Programa Ibero-Americanas:

O Programa Ibero-Americanas está em sua 9ª edição e contempla 2 discentes da Escola Superior Dom Helder Câmara com uma bolsa-auxílio no valor equivalente a R$ 12.630,90 (doze mil reais, seiscentos e trinta reais e noventa centavos), para promover o intercâmbio, por até um semestre, entre universidades de 09 países da região da Ibero-América: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai.

O valor deve ser usado para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso será como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.

O Centro de Simulação e Intercâmbio seleciona, por meio de um processo seletivo composto por 4 fases, os dois discentes que serão agraciados com a bolsa de intercâmbio.

Edital Processo Seletivo 2019:

 

Programa ‘English Language and US Legal System Program – UPENN’:

A Coordenação do Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI), em parceria com a University of Pennsylvania contempla docentes e discentes com vagas para o curso English Language and US Legal System Program, promovido na University of Pennsylvania.

A Escola Superior Dom Helder Câmara concede aos candidatos aprovados financiamento para cobertura dos custos descritos e estimados no edital.

A seleção dos candidatos é feita pelo CSI, por meio de processo seletivo composto por 2 fases, sendo a primeira prova de nivelamento linguístico e a segunda entrevista pessoal.

 

Intercâmbio Institucional na Universidade de Haia:

A Escola Superior Dom Helder Câmara, por meio do CSI contempla estudantes para, durante uma semana, participarem das aulas do Curso de Direito Internacional ministradas pela Universidade de Ciências Aplicadas de Haia. Essa oportunidade acadêmica é a possibilidade de um curto intercâmbio institucional pelo qual o estudante vivencia a realidade internacional de modo a favorecer o aprendizado e conhecimento jurídicos numa Universidade que é referência mundial.

Os custos da viagem ficam a cargo dos estudantes selecionados.

A seleção dos candidatos é realizada pelo CSI, por meio de processo seletivo composto por 02 (duas) fases, sendo a primeira prova de Direito Internacional e a segunda entrevista pessoal.

 

Intercâmbio Inglaterra:

A Escola Superior Dom Helder Câmara, por meio do CSI contempla estudantes para, durante três semanas, participarem das aulas da “The Devon School of English”, uma escola especializada no ensino do Inglês sediada na cidade de Paignton, na Inglaterra. O curso realizado consiste na apresentação do Direito Inglês e uma abordagem comparada com Direito Brasileiro.

Os custos da viagem ficam a cargo dos estudantes selecionados.