Dom Helder sedia evento nacional de simulação

Estudantes de todo o país reuniram-se na Dom Helder, na última semana, para participar do Temas 14 – Diversidade. O evento promove simulações das principais conferências, sessões, cúpulas e encontros de organismos internacionais. Nesta edição, realizada com o apoio do Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI), foram formados cinco comitês, que discutiram diferentes assuntos relacionados à diversidade. Veja abaixo:

• ASSEMBLEIA DA UNIÃO AFRICANA (UA)
Tópico A: Metas para a expansão da inclusão digital na África
Típico B: O crescente número de infecções sexualmente transmissíveis

• COMITÊ DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO (CIC)
Representatividade política na mídia Internacional

• COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL (COI)
Tópico A: A inclusão de atletas transsexuais nas modalidades olímpicas
Tópico B: Critérios para a inclusão de atletas deficientes nas modalidades olímpicas

• CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS
Caso A: Penitenciária Urso Branco
Caso B: Atala Riffo e crianças vs. Chile

• UNITED NATIONS SECURITY COUNCIL
Topic A: The situation in Jammu and Kashmir
Topic B: Non-proliferation of nuclear weapons

Tradição

Com 14 anos de existência, o Temas é realizado anualmente no feriado de Corpus Christi. De acordo com a estudante Isis Edmara, secretária administrativa do evento, estudantes das cinco regiões do país participaram desta edição, representando renomadas instituições como a Dom Helder, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras.

“Podem se inscrever alunos de qualquer curso e período. É muito trabalhoso organizar um evento assim, mas é também muito gratificante ver jovens de 18 a 22 anos, que é a média de idade do nosso público, realmente empenhados em atuar como agentes transformadores da nossa sociedade. Neste ano, escolhemos a Dom Helder como sede por ser uma das instituições que mais apoiam os modelos, no cenário atual”, afirmou Isis.
Veja a galeria de fotos.
Texto: Patrícia Azevedo/Dom Total