Apresentação

A Escola Superior Dom Helder Câmara é ligada à Companhia de Jesus – Ordem Religiosa dos Padres Jesuítas, fundada em 1540, por Santo Inácio de Loyola.

Para Santo Inácio de Loyola, o conhecimento é meio imprescindível para o desenvolvimento humano, social, industrial, econômico e cultural. Para isto, não basta apenas a universalização do acesso ao conhecimento. Mais que isso, é preciso que haja educação e educação de qualidade. Neste sentido, o paradigma fundamental da Pedagogia de Santo Inácio de Loyola (Pedagogia Inaciana) aplicada pela Escola Superior Dom Helder Câmara, é o “Magis” (o máximo): uma atitude fundamental que significa buscar fazer e ser o melhor sempre e em tudo.

Atualmente, a Companhia de Jesus conta com mais de duzentas instituições de ensino superior presentes em todos os Continentes. No Brasil, destacam-se a PUC-Rio, a Unisinos (Grande Porto Alegre) e a UNICAP (Recife). Além das universidades, em torno de vinte colégios de ensino básico e fundamental também fazem parte da Rede de Ensino dos Jesuítas no Brasil. Em Belo Horizonte, na área do ensino, destacam-se a Escola Superior Dom Helder Câmara, a FAJE e o Colégio Loyola.

Exclusivamente a serviço do DIREITO, a Escola Superior Dom Helder Câmara tem o compromisso de honrar a tradição de excelência e qualidade, marca reconhecida do ensino jesuítico, com quase 500 anos de história.

Mais: mantida pela Fundação MDC, criada em 1998, esta Escola Superior dá continuidade a uma prática ético-social, através de atividades de promoção humana, da defesa dos direitos fundamentais, da construção feliz e esperançosa de uma cultura da paz e da justiça.

Seu nome DOM HELDER CÂMARA, por si, já vincula esta Escola de Direito a um belo horizonte de vida feliz, porque plena de amor: com mais de trinta títulos de Doutor Honoris Causa, cinco deles na área do Direito, homenageado nas mais famosas universidades do mundo, Dom Helder Câmara é a voz que ultrapassa as fronteiras do Brasil para defender o Estado Democrático de Direito e proclamar um mundo mais justo em que o pretenso direito da força seja substituído pela força do Direito.

Para corresponder à tradição dos Jesuítas e feliz por se vincular à vida e história de Dom Helder Câmara, esta Escola Superior de Direito incorporou os ideais de um ensino que, além da formação técnica e científica, promova também uma formação humana, integral, ética, social e política, aliando ensino e prática.

Seu Corpo Docente, já foi reconhecido publicamente como sendo extraordinário. Sua estrutura física e técnica corresponde às exigências de um ensino atual, dinâmico e de informação instantânea: todas as salas de aula têm computador, data-show, telão, internet e multimídia. Sua biblioteca dispõe para cada aluno de mais de dez livros de Direito, em média, revistas e periódicos jurídicos, sempre atualizados.

Por isso, o reconhecimento da qualidade da Escola Superior Dom Helder Câmara teve, já na sua origem, o aval do MEC com conceito “A” em todos os quesitos avaliados no ato de sua autorização e no reconhecimento (cf. PORTARIAS).

 

Reitoria da Escola Superior Dom Helder Câmara

Reitor: Prof. Dr. Paulo Umberto Stumpf SJ

Vice-Reitor: Prof. Ms. Estêvão D´Ávila Freitas