Pró-Reitor de Extensão: Prof. Ms. Francisco Haas

A Área de Extensão da Escola Superior Dom Helder Câmara engloba projetos que articulam formação acadêmica com atividades complementares e serviço à sociedade, especialmente, nas áreas sócio-jurídicas e ambientais.

O Programa de extensão segue a linha filosófica e de pesquisa da Escola Superior, procurando dar continuidade, buscando o aprimoramento dos trabalhos que já vêm sendo realizados pela Fundação Movimento Direito e Cidadania, e criando novos projetos a partir das necessidades detectadas pela diretoria, corpo docente, discente e corpo técnico-administrativo.

Considerando a indissociabilidade entre as Áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, as atividades de extensão são articuladas com os cursos de Graduação e Pós-Graduação, com atividades de iniciação e investigação científica e com setores da administração da Escola. Esta articulação se dá pela participação de docentes, discentes e técnico-administrativos e da utilização da produção científica nas ações de extensão, bem como pela inclusão de atividades de extensão no projeto pedagógico e programação de atividades letivas dos cursos.

O Programa de Extensão justifica-se assim como espaço social de atuação para a formação profissional integral primando pela excelência, com eficácia e efetividade social.

Esse programa de extensão, atento às demandas e necessidades da sociedade, tem por referência o trabalho inter e transdisciplinar, abrindo-se a metodologias que viabilizem a integração da comunidade na discussão e construção de alternativas para a efetivação dos direitos.

Ensino e Pesquisa são indissociáveis da Extensão e somente uma extensão que desenvolva metodologias adequadas para o trabalho de transformação da sociedade pode criar elementos para a construção de questionamentos e objetos de pesquisa que estejam realmente em consonância com os anseios da sociedade, contribuindo, desta forma, para o ensino como um todo.

São objetivos gerais da Extensão:

  • Estimular na comunidade acadêmica o sentido de pertencimento, o pensamento reflexivo e a avaliação crítica da sociedade e de seus problemas, promovendo a ação comunitária e a ativa participação da Escola na solução de problemas que atingem a sociedade brasileira, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
  • Promover a disseminação do conhecimento construído pela comunidade acadêmica e a incorporação de saberes científicos e não científicos presentes na comunidade através de projetos, eventos e produtos acadêmicos.
  • Articular o ensino e a pesquisa com a sociedade, promovendo ações que integram o acadêmico e o social como exercício de cidadania e promoção dos direitos humanos.