Professor recebe comenda Dom Luciano Mendes

O professor Emilien Villas Boas, que integra o corpo docente da graduação e do mestrado na Escola Superior Dom Helder Câmara, foi condecorado com a comenda Dom Luciano Mendes de Almeida. A homenagem foi entregue na última terça-feira (27), em Mariana, durante cerimônia presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo da cidade.

Confira a galeria de fotos!

Comenda

Instituída em 2008, tem como objetivo homenagear personalidades e organizações que, por suas ações afirmativas, cumprem significativo papel no campo da responsabilidade social e da educação. A condecoração comemora também o aniversário da Faculdade Arquidiocesana de Mariana – Dom Luciano Mendes – (FAM), instituição na qual Emilien lecionou durante seis anos.

“A escolha foi inesperada, mas de uma emoção muito grande. É uma homenagem simbólica não apenas para mim, mas para a Escola Superior Dom Helder Câmara, como instituição. Dom Helder e Dom Luciano compartilham semelhanças: ambos foram jesuítas, desenvolveram projetos sociais importantes no Brasil, morreram no dia 27 de agosto”, afirmou o professor.

Também receberam a homenagem, neste ano, o monsenhor Lázaro de Assis Pinto, coordenador do curso de Filosofia da PUC-Minas; o monsenhor Pedro Terra Filho, professor da PUC-Minas; o padre Marcelo Moreira Santiago, pároco da paróquia do Pilar em Ouro preto; o padre Márcio Antônio de Paiva, ex-professor da FAM; e o Arsenal da Esperança Dom Luciano Mendes de Almeida, casa localizada em São Paulo que acolhe moradores de rua.

Dom Luciano

Foi arcebispo de Mariana durante 18 anos (1988 a 2006), falecendo no dia 27 de agosto de 2006. Atuou como secretário e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandatos consecutivos em cada uma das funções. Estimado por todo o episcopado brasileiro, dom Luciano ficou conhecido especialmente pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos humanos.

(Com informações da Arquidiocese de Mariana)

© 2022 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz