NEP realiza oficina de Planejamento de Carreira

O tema do Planejamento de Carreira da próxima quinta-feira (29) será “Os impactos dos valores ético-morais na atuação do profissional do direito”. O Núcleo de Ensino Personalizado (NEP), através dos professores Adair e Cláudia, convida o professor Enio Biaggi para essa importante reflexão. Essa atividade é para todos os estudantes interessados em explorar mais uma forma de crescer no protagonismo discente e na excelência acadêmica. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de abril.

Como o profissional do direito deve se posicionar, eticamente, diante de uma causa que irá de encontro a seus valores pessoais? O advogado pode “pré-julgar” o seu cliente antes de aceitar patrocinar a sua defesa técnica? Qual deverá ser a postura e o compromisso do defensor em sua atuação profissional no patrocínio da causa se o acusado confessasse para ele o crime do qual ele está sendo acusado? Pode o profissional do direito atuar em uma causa tendo um posicionamento ético-moral contrário aos interesses do seu cliente no caso concreto? Como pode o profissional do direito atuar na defesa de uma causa cujo direito pleiteado vai de encontro aos valores pessoais do procurador?

Essas questões acima propostas, dentre outras, dizem respeito à postura ética do profissional do jurista no patrocínio de uma causa. Consistem em provocações que nos levam a refletir sobre possíveis conflitos internos que permeiam o jurista em sua atuação profissional. A empatia (ou a apatia) do advogado com o patrocínio de uma causa, envolvendo-se emocionalmente com o caso, pode desencadear um conflito interno de valores e interferir em sua performance de atuação.

Nosso objetivo, aqui, será o de refletir e discutir esses possíveis conflitos éticos e morais, pessoais e profissionais.

ATIVIDADE DO NEP: “Planejamento de Carreira”

PROFESSORES: Enio Biaggi, Adair Rocha e Cláudia Madrona
DATA: 29 de abril
HORÁRIO: Manhã: 11h40 às 12h40 – Noite: 17h20 às 18h20
INSCRIÇÕES: 120 estudantes
PARTICIPANTES: Estudantes do 1º ao 10º períodos
VALIDAÇÃO: 3 horas de atividades complementares na área de Ensino
INVESTIMENTO: gratuito
LOCAL: Espaço de Trabalho Teams.
INSCRIÇÕES: Portal Educacional (Fluig)

© 2021 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz