Equipe da Dom Helder é finalista no The Hague Debate

A final da competição será online. Créditos: (Arquivo/Universidade de Haia)

Competição é promovida pela Universidade de Ciências Aplicadas de Haia (foto) e, pelo segundo ano, acontece em formato virtual. Créditos: (Arquivo/Universidade de Haia)

Pelo quarto ano consecutivo, a Dom Helder participará como finalista da competição interinstitucional The Hague Debate, organizada pela Universidade de Ciências Aplicadas de Haia, na Holanda. A Universidade de Haia é a única no mundo a oferecer o curso de graduação em Direito voltado unicamente para o Direito Internacional. Neste ano, assim como em 2020, o debate será online e poderá ser acompanhado em tempo real pelo Youtube no canal do The Hague Debate.

A equipe da Dom Helder é formada pelos estudantes Augusto Lima, Bernardo Leal e Matheus Mendonça, sob a coordenação da professora Lorena Bastianetto, e integra o Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) da Escola. Ela enfrentará, na rodada final da simulação, a equipe de Haia, anfitriões da competição. O tema desta edição será a possibilidade da eutanásia ser aceita em casos de sofrimento insuportável. Cada equipe só saberá a sua posição argumentativa no início dos debates, por sorteio. A final ocorrerá no dia 28 de maio, às 14h, horário de Brasília.

Competição

A atual edição do The Hague Debate contou com a participação de equipes de universidades da França, Croácia e Holanda, além do time da Dom Helder. Lorena Bastianetto, professora coordenadora da equipe, explica que a primeira etapa foi classificatória. Todos os times disputaram entre si, agregando pontos, para saber quais estariam classificados para a final.

“A expectativa para a final é fazermos um bom trabalho, nos apresentarmos com excelência, baseados em teses importantes de Direito Internacional. Independentemente do julgamento dos juízes e do resultado final, faremos nosso trabalho com todo o comprometimento e esforço possível”, conta a professora.

© 2021 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz