Comunicado Dom Helder e EMGE: fusão acadêmica

Aos Estudantes, Docentes e Auxiliares Administrativos da Dom Helder Escola de Direito e da EMGE Escola de Engenharia Civil e Ciência da Computação

Prezados (as),

Ao encerrarmos mais um semestre acadêmico em regime letivo remoto, agradecemos e parabenizamos a todos (as) pela seriedade e dedicação com que foram enfrentados os desafios desse tempo.

Docentes e auxiliares administrativos de nossas instituições já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e a segunda dose está prevista para Agosto. Conforme as determinações das autoridades públicas, iniciaremos o segundo semestre letivo em regime remoto. Contudo, esperamos que em Setembro seja possível o retorno ao presencial, na modalidade híbrida (presencial e/ou remoto) e optativa para estudantes. A infraestrutura física e tecnológica já está preparada.

UMA EXCELENTE NOTÍCIA

Aproveitamos para comunicar a todos (as) que estamos promovendo a fusão acadêmica da EMGE com a Dom Helder. Ambas formarão uma única Instituição de Ensino Superior: a Dom Helder TECH. A principal finalidade da fusão é a criação do Centro Universitário. O processo já foi aprovado pela Fundação MDC (mantenedora da Dom Helder) e pela Associação São José de Anchieta (mantenedora da EMGE) e recebeu o aval do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Promotoria Especializada em Fundações). Agora, aguarda apenas a conclusão do trâmite junto ao MEC.

Prof. Franclim Jorge Sobral de Brito (atualmente Reitor da EMGE) passará a exercer o cargo de Vice-Reitor da Dom Helder TECH, resultante da fusão. Prof. Estêvão D’Ávila Freitas, atual Vice-Reitor da Dom Helder, assumirá o cargo de Presidente do Conselho de Curadores da Fundação MDC (que se tornará a única mantenedora das duas atuais Instituições acadêmicas). Com esta fusão e a consequente criação do Centro Universitário, a EMGE e a Dom Helder serão fortalecidas, engrandecidas e com novas possibilidades de desenvolvimento e qualificação de suas atividades.

Desejamos a todos (as) um excelente e merecido descanso nestes quinze dias de férias acadêmicas e feliz retorno para o segundo semestre.

Continuem se cuidando!

Belo Horizonte, 20 de julho de 2021.

Prof. Dr. Paulo Umberto Stumpf SJ
Reitor da Dom Helder

Prof. Dr. Franclim Jorge Sobral de Brito
Reitor da EMGE