Inscrições abertas para o XIV Colóquio Vaziano

Em continuidade às comemorações do centenário do filósofo brasileiro Henrique Cláudio de Lima Vaz, a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), por meio do Grupo de Estudos Vazianos (Gevaz), e a Dom Helder Escola de Direito promoverão o XIV Colóquio Vaziano.

O evento ocorrerá de 18 a 20 de agosto, de forma on-line, e discutirá a obra Raízes da Modernidade, a partir do tema “A pessoa humana entre o tempo e a eternidade”. A proposta é reunir professores, pesquisadores e estudantes interessados na pesquisa sobre a obra do filósofo. Trata-se de um espaço de divulgação e discussão de pesquisas realizadas e em andamento. O evento conta ainda com a parceria de outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais.

Os professores Marcelo Antônio Rocha, Émilien Vilas Boas Reis, Carlos Henrique Soares, Maraluce Maria Custodio, Valdênia Geralda de Carvalho e Vinicius Lott Thibau, da Dom Helder, integram a comissão organizadora. Além das mesas e debates, ocorrerá o lançamento do livro “O que torna uma vida realizada: homenagem aos 100 anos de Henrique Cláudio de Lima Vaz”, organizado pelos professores Cláudia Maria Rocha de Oliveira (Faje) e Marcelo Antônio Rocha (Dom Helder).

As inscrições para o XIV Colóquio Vaziano podem ser realizadas pelo Sympla e os resumos das propostas de comunicação devem ser enviados até o dia 6 de agosto, para o e-mail eventosnucleo@faculdadejesuita.edu.br.

Legado

Sacerdote jesuíta e autor de importantes obras de filosofia, Lima Vaz deixou um grande legado, fruto de anos de reflexão sobre os desafios com os quais se viu concretamente confrontado. É possível reconhecer em Lima Vaz, que em 2021 completaria cem anos de existência, um modelo de vida que buscou ser sempre mais.

A realização da própria vida é compreendida por Lima Vaz como um desafio permanente. Somente ao ser humano é dado atualizar, por meio do próprio agir, aquilo que se é por essência. Assim, a vida se apresenta como tarefa nunca completamente cumprida. Cada um deve assumir a responsabilidade de significar a própria vida e, desse modo, encontrar o caminho da própria realização.

Ciclo comemorativo

Para comemorar o centenário de Lima Vaz, o Grupo de Estudos Vazianos (Gevaz) organizou um ciclo comemorativo de colóquios, cujo tema é “Henrique Cláudio de Lima Vaz, 100 anos! O legado de uma vida realizada”. Desde 2019, e a cada ano, o tema da Realização vem sendo discutido a partir de uma obra fundamental deste importante pensador.

O colóquio de 2019, ao propor uma reflexão sobre a “Realização” a partir da perspectiva da Antropologia Filosófica, teve como tema “Realização: um chamado ao ‘torna-te o que és'”.

Em 2020, ao assumir como principais obras de referência os dois volumes da Introdução à Ética Filosófica, o colóquio teve como tema “A Realização: um desafio Ético e Político”.

Finalmente, agora em 2021, a realização será pensada a partir da perspectiva da obra Raízes da Modernidade. O tema do colóquio será “A pessoa humana entre o tempo e a eternidade”.

O XIV Colóquio Vaziano foi organizado pela Faje, em parceria com a Dom Helder Escola de Direito, a Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida (Mariana-MG), o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG, o Instituto Humanitas UNICAP, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNICAP, o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UNISINOS, o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSJ, a Faculdade Católica de Fortaleza, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UECE, a Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Gregoriana, o Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP (Braga) e o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).

Confira a programação do evento:

Dia 18 de agosto (quarta-feira)

14h30 – ABERTURA
Pe. Jair Barbosa (Província do Brasil SJ)
Prof. Dr. Elton Vitoriano Ribeiro (Reitor da FAJE)
Prof. Dr. Marcelo Fernandes de Aquino (Reitor da UNISINOS)
Prof. Dr. Pedro Rubens (REITOR da UNICAP)

16h – MESA REDONDA
Tema:  Realização: a pessoa entre o tempo e a eternidade
Participantes:  Prof. Dr. Karl Heinz Efken (UNICAP)
Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva (USP)
Prof. Dr. Álvaro Pimentel (FAJE)

18h – Comunicações

19 de agosto (quinta-feira)

14h30 – MESA REDONDA
Tema:  A pessoa e a história
Participantes: Prof. Dr. Hélio Lima (UNICAP)
Prof. Doutor Manuel Cândido Pimentel (UCP)
Profa. Dra. Lívia Bastos Andrade (UPAEP)

16h – MESA REDONDA
Tema: A pessoa e o tempo: finitude e situação
Participantes: Prof. Dr. Paulo Roberto (UFSJ)
Prof. Dr. José Maurício de Carvalho (UNIPTAN)
Prof. Dr. Samuel Dimas (UCP)

18h – Comunicações

20 de agosto (sexta-feira)

14h30 – MESA REDONDA
Tema: Filosofia, contemplação e ação
Participantes: Prof. Dr. Edvaldo Antônio de Melo (FDLM)
Prof. Dr. Paul Gilbert (PUG)
Prof. Dr. João Mac Dowell (FAJE)

Lançamento do livro “Juan Carlos Scannone: uma aproximação filosófico-teológica sobre o pensamento latino-americano” – Prof. Dr. Enrique Del Percio (Reitor da Universidad San Isidro – Argentina/ Coordenador do Centro de Pesquisa Scannone)

16h – MESA REDONDA
Tema:  A pessoa e a eternidade: abertura e transcendência
Participantes: Profa. Dra. Cláudia Maria Rocha de Oliveira (FAJE)
Prof. Me. Hugo Pereira do Amaral (UFMG)
Prof. Dr. Marcelo Fernandes de Aquino (UNISINOS)
Prof. Dr. Alex Villas Boas (UCP)

Lançamento do livro “O que torna uma vida realizada: homenagem aos 100 anos de Henrique Cláudio de Lima Vaz”, organizado por Dra. Cláudia Maria Rocha de Oliveira (FAJE) e Me. Marcelo Antônio Rocha (Dom Helder).

© 2021 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz