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Dúvidas sobre o regime letivo híbrido




DÚVIDAS SOBRE O REGIME LETIVO HÍBRIDO

(REMOTO E PRESENCIAL)

I – INSCRIÇÕES

  1. Caso o aluno, uma vez optante pelo sistema presencial, queira alterar para o sistema remoto, será possível realizar a mudança em período posterior? Quem optar pelo regime presencial poderá assistir aula presencial ou remotamente. Não haverá neste semestre registro de presença. Porém, quem não registrar sua opção pelo regime presencial, se durante este semestre quiser assistir aula presencialmente, deverá solicitar à Secretaria, pois dependerá de vaga.
  2. Teremos mais de um período de inscrição para os alunos optantes do sistema presencial? Encerrado o prazo para opção (04 de setembro), se houver vagas remanescentes, será aberto novo prazo para opção ao presencial.
  3. A inscrição terá como requisito a vacinação dos alunos optantes? Se sim, como irá funcionar a validação da inscrição? Não será necessário que estudantes apresentem comprovação da vacina, pois, tudo indica que até 22 de setembro não haverá vacina disponível para faixas etárias da maioria dos estudantes de Ensino Superior.
  4. Caso haja mais de 20 (vinte) pessoas interessadas e que queiram participar do sistema presencial, haverá revezamento/rodízio de alunos? Se sim, como será realizado? Estudantes do Direito Integral e do 1º ao 4º períodos poderão se inscrever intercalando por semanas. Após o prazo de opção, se houver vagas remanescentes, serão ofertadas também para que já se inscreveu em outras semanas. Os demais estudantes (do 5º ao 10º períodos), a opção é mensal: 1º mês de 22 de setembro a 22 de outubro; segundo mês: 23 de outubro a 23 de novembro.
  5. Caso o aluno optante pelo sistema remoto queira participar do sistema presencial, será possível alterar sua inscrição? Sim, se houver vaga.
  6. Como funcionará propriamente a inscrição? O estudante ao entrar no Portal Acadêmico, haverá espaço para assinalar a opção se quiser presencial. A opção valerá para todas as disciplinas matriculadas.
  7. Caso um aluno que tenha duas disciplinas a serem ministradas no dia, mas apenas consiga inscrição presencial em apenas uma das disciplinas. Como será a resolução do caso deste aluno? Neste caso o estudante pode cancelar a opção pelo presencial ou assistir a aula da disciplina remota nos laboratórios de informática da Escola. Também, se na disciplina houver vaga (por ausência de estudantes), será possível assistir presencial.
  8. A inscrição englobará todas as disciplinas? Sim.
  9. No item b do art.1º da portaria nº001/08/21 diz que ” A opção pelo regime presencial deve ser feita para o primeiro mês (22 de setembro a 22 de outubro) ou para o segundo mês (23 de outubro a 23 de novembro).” Esse “ou” tem um sentido inclusivo, ou seja, o aluno que fizer a opção pelo primeiro mês poderá realizar a inscrição para o segundo mês também? A opção deverá ser feita para o primeiro OU para o segundo mês. Findo o prazo de inscrição, se houver vagas remanescentes, será aberto prazo para inscrição também para o segundo mês. Para estudantes do Direito Integral e estudantes do 1º ao 4º períodos, a opção deverá ser feita por semanas intercaladas (ou semana sim; outra, não).
  10. Quem não optar pelo regime presencial deverá registrar sua opção? Não. Somente devem registrar quem optar pelo regime presencial. Quem não registrar sua opção, supõe-se que irá permanecer no regime letivo remoto.
  11. Na opção do 1º OU 2º mês, a minha sala é menor, acho que não há pessoas suficientes para revezar nesses dois meses. Nesse caso uma pessoa conseguiria se inscrever nos dois meses? Findo o prazo para inscrição, havendo vagas remanescentes no segundo mês, haverá oportunidade para inscrição no regime presencial também para quem se inscreveu no primeiro mês.
  12. Se, em alguma turma tiver mais de 20 inscrito para o presencial, como fica? Segundo o documento autorizativo da Prefeitura de BH, as salas de aula devem garantir ao menos 1 metro de distanciamento entre estudantes. As salas de aula da Dom Helder e EMGE comportariam até 30 estudantes em cada sala. Porém, esta quantidade em sala de aula também deve ser avaliada com relação à quantidade de pessoas que estarão circulando na sede da Escola. Assim, se em alguma turma houver menos de 20 estudantes presenciais, outras turmas poderão ser compensadas com uma quantidade maior que 20 em regime presencial.

II – PRESENÇA

  1. Quanto a presença e lista de chamadas, assim como no antigo sistema presencial, voltará a ser contabilizada no sistema híbrido aos que participar presencialmente? Se sim, como irá funcionar? Não haverá registro de presença até o final deste semestre.
  2. Caso o aluno optante pelo sistema presencial não compareça na aula presencial, mas queira assistir à aula remota, será possível? Assistindo à aula remotamente, contará como presença? Não haverá registro de presença até o final deste semestre.
  3. Quem optar pelo regime presencial poderá, eventualmente, decidir pelo regime remoto? Bastará informar à Secretaria. Porém, quem não optar pelo regime presencial e quiser frequentar as aulas presencialmente deverá solicitar à Secretaria, pois depende de vaga e do fluxo de pessoas na sede da Escola.

III – AULAS: GRAVAÇÕES E DINÂMICA

  1. As aulas, no novo sistema híbrido a ser implementado, continuarão a serem gravadas pelos Professores? Sim.
  2. Caso gravadas, as aulas manterão com o armazenamento temporário limite para download em até 20 dias após a sua gravação? Sim.
  3. Assim como as aulas das disciplinas, as aulas dos Seminários Temáticos também serão gravadas? Sim.
  4. Os alunos que participarem de forma presencial, terão alguma restrição quanto às gravações das aulas? Não.
  5. Como será a interação entre alunos ainda em sistema remoto, e os professores participantes de forma presencial? Por exemplo, como ficará a dinâmica de resolução de dúvidas, se ainda usaremos o software Teams nos moldes do sistema remoto e seus instrumentos de compartilhamento de conteúdo etc.? Tal como tem sido, poderão interagir ao vivo com o Docente durante as aulas.
  6. Será possível fazer somente algumas disciplinas em regime presencial? A opção pelo regime presencial será em todas as disciplinas em que você está matriculado. Contudo, se você eventualmente não quiser ir a todas as aulas presenciais, não haverá problema. Você também poderá assisti-las remotamente.
  7. Quem optar presencial, e não estiver se sentindo seguro poderá alterar para o remoto? Sim.
  8. A sala que não tiver a adesão mínima de 10 alunos para o presencial, quanto a aula, o professor vai fazer a transmissão na faculdade? Todos os docentes darão todas as aulas na sede da Escola. Portanto, mesmo que não tiver nenhum estudante presencial, a aula será dada na sede da Escola, nas datas e horários do calendário acadêmico.

IV – ELEVADORES

  1. Como funcionará o uso dos elevadores e escadas no retorno ao presencial? Teremos limitação específica de usuários transportados, e como seria organizado para facilitar a mobilidade interna na faculdade? Como foi determinado pela Portaria da PBH, será permitido 50% de lotação dos elevadores. Recomenda-se que utilizem as escadarias, sobretudo, na saída. Quanto a utilização dos demais espaços, haverá em cada local especificação de prevenções em cartazes.
  2. Não haverá o problema de aglomeração diante dos elevadores? Serão definidos horários diferenciados de início, intervalor e final das aulas. Contudo, haverá também monitoramento para se manter distância no ingresso e saída. A quem não tiver problema de mobilidade, pede-se que utilizem as escadarias.

V – INGRESSO NA ESCOLA / CANTINA

  1. A entrada na escola vai se dar de qual forma? Será por carteirinha, algo do tipo? No primeiro dia, ao ingressar, haverá registro de biometria (registrar a digital do dedo indicado). O ingresso se dará somente com reconhecimento de biometria. Haverá álcool em gel para higienizar o dedo e toda a mão após a sinalização de biometria. Pede-se para quem não tiver ainda registrado sua impressão digital, no primeiro dia, chegar 30 minutos mais cedo.
  2. Em caso de suspeita/confirmação de infecção (de alguém), já tem algum protocolo quanto a isso? No ingresso haverá aferimento da temperatura corporal. Contudo, se alguém tiver qualquer sintoma relacionado à Covid 19, deverá informar e manter-se em isolamento. Em caso de alguém da Comunidade Acadêmica testar positivo para Covid 19, as atividades acadêmicas presenciais poderão ser suspensas.
  3. A cantina irá funcionar? Haverá também uma cantina na recepção da Escola e horário diferenciado de intervalo das aulas para reduzir o fluxo de pessoas na cantina.

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