Estado laico é garantia da liberdade religiosa

Thiago Ventura

Dom Total

Conceito contraditório para alguns, é justamente o estado laico que garante a liberdade para que todos professem sua fé, dispositivo previsto na Constituição Federal. Contudo, a  influência de algumas religiões na política, inclusive na nomeação de um “ministro terrivelmente evangélico” é um afronta à liberdade religiosa, que acaba a afetar sobretudo discriminação a outras crenças.

“Se a Constituição dá garantia à liberdade religiosa, por que temos que nomear um ministro tendo em vista a sua pertença a uma determinada religião? O Direito deve promover o diálogo e mostrar sua força protegendo os que estão vulneráveis pelas injustiças sociais, desigualdades ou por serem membros de diferentes grupos étnicos, religiosos ou culturais”, questiona o Sébastian Kiwonghi Bizawu, doutor em Direito e professor da Dom Helder Escola de Direito.

© 2021 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz