Tire suas dúvidas sobre a pesquisa da CPA

O que é a Avaliação dos 5 Eixos e 10 Dimensões da CPA?

A Avaliação Institucional é fundamental na construção do Magis (excelência) da Dom Helder. Mas, por que fazer a avaliação dos 5 Eixos e 10 Dimensões? O que é a Avaliação de 5 Eixos e 10 Dimensões? O que é avaliado? Por que essa avaliação é importante? Quem deve participar da avaliação? Qual será o período da avaliação?

Por que devemos fazer a avaliação dos 5 Eixos e 10 Dimensões?

De acordo com a Legislação INEP/MEC, as Instituições de Ensino Superior devem (obrigatoriedade) realizar periodicamente o processo de Avaliação Institucional[1]. Este processo é composto pela Avaliação Interna (Autoavaliação da Comunidade Acadêmica) e Avaliação Externa (Avaliadores do MEC). O Ministério da Educação (MEC) argumenta que a Avaliação Institucional é uma forma de induzir a melhoria da qualidade.

Tendo como referência a Legislação vigente, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) elabora seu Plano de Avaliação Institucional Trienal e o Cronograma de Avaliações. Ele estabelece que, semestralmente, precisamos avaliar os Aspectos Didático-Pedagógicos (elementos como didática, metodologia, carga horária, engajamento, planejamento, dinâmica das aulas, aprendizado e etc.) de todas as disciplinas e dos Seminários Temáticos. O projeto de Avaliação Institucional da Dom Helder prevê que a Avaliação Interna abranja três dimensões:

Dimensão O que é avaliado

Acadêmica

O ensino de Graduação e Pós-Graduação e suas disciplinas

O desempenho dos professores em cada disciplina e outros itens relacionados

A Pesquisa, a Extensão e a produção científica, artística e cultural dos professores

A Direção Geral

A Coordenação de curso

A Secretaria Geral

A Tesouraria

A Contabilidade

O Financeiro

A Informática (TI)

A Biblioteca

A Limpeza Geral

A Manutenção

As Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão, Administrativa e de Pós-Graduação e suas respectivas comissões e núcleos

Infraestrutura física e tecnológica

O espaço físico

A base tecnológica institucional (TICs) da instituição e sua eficácia operacional

O que é a Avaliação dos 5 Eixos e 10 Dimensões?

A Avaliação dos 5 Eixos e 10 Dimensões é um processo de avaliação global da Instituição de Ensino Superior (IES). Ela permitirá verificar os pontos fortes e fracos da instituição, visando à melhoria da qualidade de todas as atividades, processos, programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Instituição. Assim, seus resultados são de extrema relevância para a gestão estratégica da Dom Helder. Além disso, o maior peso da Avaliação Externa, feita pelos Avaliadores do MEC, recai sobre os 5 Eixos e 10 Dimensões conforme o quadro abaixo.

EIXOS DIMENSÕES do SINAES[2]
1 – Planejamento e Avaliação Institucional 8 – Planejamento e Avaliação
2 – Desenvolvimento Institucional 1 – Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional

3 – Responsabilidade Social da Instituição

3 – Políticas Acadêmicas 2 – Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão

4 – Comunicação com a Sociedade

9 – Políticas de Atendimento aos Discentes

4 – Políticas de Gestão 5 – Políticas de Pessoal

6 – Organização e Gestão da Instituição

10 – Sustentabilidade Financeira

5 – Infraestrutura 7 – Infraestrutura Física

Os resultados da Avaliação Institucional dos 5 Eixos e 10 Dimensões e dos Aspectos Didático-Pedagógicos são um diagnóstico institucional. A CPA analisa, sistematiza os dados e o transforma em Relatório. A cada ano, um Relatório da Instituição deve ser postado no site do Ministério da Educação até o dia 31 de março e, posteriormente, disponibilizado para a Comunidade Acadêmica no site da CPA[3]. Antes, estes resultados são apresentados ao Colegiado, Pró-Reitorias, Coordenações e Professores.

Quem deve participar da avaliação?

Pela sua importância, toda a nossa Comunidade Acadêmica (discentes, docentes, gestores, técnicos-administrativos e demais funcionários) deve se engajar para responder essa Avaliação. Por isso, acreditamos que responder a Avaliação Institucional é uma forma responsável de participação ativa na gestão acadêmica. O período para responder a pesquisa será de 16 a 27 de novembro.

Por professor Adair José dos Santos Rocha

[1]Disponível em: <http://inep.gov.br/web/guest/processo-de-avaliacao> Acesso em: 10 nov 2021.

[2] Disponível em: <http://inep.gov.br/sinaes> Acesso em: 10 nov 2021.

[3] Disponível em:<http://domhelder.edu.br/cpa/> Acesso em: 10 nov. 2021.

© 2021 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz