Dupla da Dom Helder participa de torneio do ICP Jovem

A I Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, promovida no mês de novembro pelo Instituto de Ciências Penais Jovens (ICP Jovem), contou com a participação de duas equipes da Dom Helder. A disputa teve como objetivo promover o debate de temas relevantes do Direito e do Processo Penal, incentivando seu estudo e auxiliando na formação de profissionais mais qualificados na área. A dupla composta por Guilherme Lamounier e Asafe Samuel avançou até a fase oral da competição.

O torneio contou com uma etapa escrita em que os participantes precisaram elaborar dois memoriais, um como recorrente e outro como recorrido, argumentando sobre a Apelação Criminal contra uma sentença condenatória. Com a participação de mais de 397 equipes, a dupla de Guilherme e Asafe conseguiu se classificar para a fase oral. “Mesmo não obtendo o título da competição, o resultado final foi extremamente satisfatório e acima do esperado, se levado em consideração que tivemos de realizar neste mesmo ano: TCC, OAB, publicação de capítulos de livros e demais outras atividades”, conta Guilherme.

Os estudantes relatam que o processo de pesquisa acadêmica em tempos de pandemia trouxe novos desafios. Asafe atuou como como membro-pesquisador e auxiliou na preparação do discurso, enquanto que coube a Guilherme redigir os memoriais e ser o orador. “Através de reuniões pontuais conseguimos alinhar a parte escrita e a sustentação oral de forma brilhante, e assim avançamos para além de nossas expectativas. Isso é realmente gratificante, pois é a nossa última competição pela graduação”, explica Asafe.

Os estudantes enxergam um grande valor na participação em atividades de simulações e competições como a I Competição Brasileira de Direito e Processo Penal. Além da importância profissional e acadêmica, o desenvolvimento da argumentação e a resolução de problemas propostos por pessoas de fora da Dom Helder são fatores que garantem muita relevância para os eventos. “Felizmente, a Dom Helder estimula muito o protagonismo discente gerado por meio de tais eventos, o que, consequentemente, nos prepara para o ingresso no mercado de trabalho de forma mais qualificada”, destacou Guilherme.

© 2022 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz