Dom Debate analisa expectativas para 2022

Confira a última edição de 2021 do Dom Debate no canal do YouTube do programa. O mediador Abraão Gracco realizou uma retrospectiva política de 2021 e analisou as expectativas para o cenário em 2022. A Profa. Dra. Mara Telles, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi a convidada desse episódio.

Iniciando a conversa, a docente falou sobre a separação dos três poderes no Brasil, e como essa dinâmica permite que os eleitores possam realizar a sua própria fiscalização à área legislativa. Em seguida, Mara Telles falou sobre as particularidades do Judiciário Brasileiro dentro do sistema de checks and balances (teoria dos freios e contrapesos).

“A primeira questão é a seguinte: é muito importante que o judiciário fosse, de alguma maneira, também fiscalizado”, explicou a professora que levanta o questionamento sobre qual poder exerceria essa função.

© 2022 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz