NPJ inaugura sala de audiências on-line

Buscando se adequar aos novos desafios, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) inaugurou neste semestre uma moderna sala de audiências on-line, com equipamentos eletrônicos de última geração. Várias audiências já foram realizadas, com qualidade excepcional de imagem e som, merecendo até elogios de membros do Poder Judiciário.

A sala foi pensada devido à adaptação das audiências judiciais implantadas on-line, no período da pandemia Covid-19, que possibilitaram aos advogados e às partes demandadas participarem de modo remoto, a partir de seus escritórios ou residências. Desse modo, os Tribunais de Justiça puderam continuar prestando o serviço judicial imprescindível para a população. Inicialmente ocorreram muitas dificuldades e transtornos para os advogados e até mesmo para o Poder Judiciário, motivados por problemas diversos, como internet fraca, equipamentos inadequados, falta de domínio tecnológico, entre outros. Após muitos aprendizados e investimentos em novos conhecimentos e tecnologias, tornamos viável uma nova experiência para os alunos da Dom Helder.

Hoje, após o retorno das atividades presenciais, a maior parte das varas judiciais decidiu continuar com os trabalhos remotos, consolidando definitivamente o Processo Judicial Eletrônico (PJE), implantado desde antes do início da pandemia. Essa ação traz benefícios para todos os envolvidos, evitando despesas materiais, gastos com deslocamentos e economizando o tempo de espera sempre muito criticado pelos advogados.

A sala, apesar de ser destinada, prioritariamente, para a realização de audiências judiciais, poderá ser utilizada em horários disponíveis também para outras atividades práticas, envolvendo alunos estagiários. Inicialmente, os alunos matriculados na prática real e que precisam comprovar ao NPJ o acompanhamento de audiências públicas poderão fazer a atividade na própria instituição, mediante agendamento prévio. Ainda, a partir da sala de audiências, o NPJ poderá realizar reuniões, debates, orientações específicas e oficinas abordando questões técnico-jurídicas, levando mais conhecimento e conforto para os alunos matriculados nas disciplinas de estágios.

© 2022 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz