Os 20 anos da Dom Helder marcam o encerramento do III Congresso

Na noite desta sexta-feira (23), o III Congresso do Conhecimento teve como painel de encerramento o tema “Inovação, Universidades e Indústrias: Cases de grandes empresas”, com os convidados Rita de Cássia Meirelles, Levy Tolentino e Sérgio Ávila Maria, sob a mediação de Fábio Veras, Pró-reitor de Inovação e Tecnologia, da Dom Helder.

Rita é analista de estratégia de inovação na Embraer, e contou um pouco sobre a trajetória da empresa, horizontes de inovação, verticais de inovação, ecossistema colaborativo, facilitadores da inovação e o segredo da inovação. A Embraer é a 3ª maior fabricante de jatos comerciais do mundo e possui como principais facilitadores da inovação o desenvolvimento tecnológico, a cultura de inovação, a inovação disruptiva e a transformação digital. A palestrante contou que o ESG – sigla que representa o meio ambiente, diversidade, inclusão, educação e governança – está no centro de tudo que a empresa faz, e que parceria e colaboração são o segredo da inovação. “Atente-se ao que você gosta e que possa interferir em outro segmento. Quando mexemos com desafios, temos ideias geniais, mas precisamos da parceria, na otimização do convencimento do gestor”, disse Rita.

Levy é arquiteto e profissional de TI com mais de 10 anos de experiência, e apresentou sobre a transformação digital na Gerdau. A empresa tem um amplo portifólio de produtos, serviços e avanços além do aço. A iniciativa dela com, também, ESG foca em soluções sustentáveis, mais diversidade e inclusão. Levy explicou o desafio de combinar uma empresa tradicional convivendo com o moderno, trazendo tecnologia aplicada na indústria, e a busca da conectividade com empresas 4.0.

Ele complementou sua apresentação, dizendo que é fundamental não ter medo de errar. “Empresas e companhias com tradições históricas têm aberto um canal para que todos possam inovar e fazer efetivamente o empreendedorismo. Elas precisam de pessoas que pensam fora da caixa, que pensam à frente. Então pensem à frente e transformem o mundo que vivemos hoje. É essa a mensagem que está por trás de tudo e vocês estão como protagonistas dessa transformação”.

Sérgio, executivo digital sênior, falou sobre abordagens para inovação e compartilhou os conhecimentos da sua trajetória na Google e na Globo. Também aconselhou aos ouvintes: “O racional às vezes é ilusório. Estejam abertos e tentem olhar para o que ninguém está olhando, porque é dali que muitas vezes terá inovação. Quando a ideia for muito absurda, provavelmente, ela é a melhor para começar a pesquisar e oferecer um caminho inovador, porque fugirá do que todos estamos habituados”, completou Sérgio, finalizando o painel.

Para encerrar o III Congresso, a Dom Helder proporcionou um happy hour com pizzas, bolos e músicas do Bloco do Vini, para celebrar os 20 anos de excelência da Instituição.

Agradecemos aos convidados, membros da comunidade acadêmica, e todos que se dedicaram a acompanhar nossas palestras durante os quatro dias. O III Congresso do Conhecimento foi memorável!

© 2022 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz