Disputa emocionante marca a final do CEM 2022

As estudantes Julia Magalhães Lodi e Stella Masetti Sousa, do Colégio Loyola, foram as grandes campeãs em evento realizado no último sábado (24)

Após uma semana intensa de III Congresso de Conhecimento, a Dom Helder viveu novos momentos de emoção na manhã do último sábado (24), com a final do Campeonato Estadual de Matemática (CEM) 2022. A disputa começou com 93 equipes de todo estado, que resolveram 15 questões objetivas com temas relacionados à sustentabilidade e ao espaço sideral, uma vez que a premiação em jogo era uma viagem para conhecer a sede da NASA, nos Estados Unidos. As 10 equipes com maior pontuação passaram para o mata-mata, com questões discursivas. Ao final, as estudantes Julia Magalhães Lodi e Stella Masetti Sousa, do Colégio Loyola, foram as grandes campeãs do CEM 2022.

“Foi fantástico! Não esperávamos ganhar. A gente torce pelo melhor, mas com tanta equipe competente, que se dedicou tanto, não imaginaria que isso pudesse ser real. Ainda não acredito que eu e Júlia estamos aqui”, contou Stella Masetti ainda no palco do auditório, segurando em suas mãos o símbolo da premiação – um passaporte com o carimbo para os Estados Unidos. De acordo com a estudante, a forma como o CEM abordou a matemática aplicada e as perguntas formuladas foram excelentes, contribuindo para o sucesso da competição.

Para Ana Paula Magalhães e Júlio Lodi, pais de Julia Magalhães Lodi, acompanhar o evento foi bastante especial e emocionante. “Vibramos com cada conquista, cada acerto. Foi uma manhã muito legal e divertida. Júlia sempre foi muito estudiosa, gosta muito de matemática, sempre se destaca pelo desempenho nessa área”, afirmou Ana Paula. “A Dom Helder está de parabéns pela organização. O apresentador animou todo mundo e deixou os participantes tranquilos. Muito bacana!”, completou Júlio.

A final do CEM 2022 foi mediada pelo apresentador Dudu Graffite, locutor de rádio e TV, com a contribuição dos professores Aline Oliveira, Cláudio Soares e Fischer Stefan, da Dom Helder.

Números

O Campeonato Estadual de Matemática (CEM) contou com mais de 1700 inscritos, oriundos de 90 escolas de ensino médio de todo o estado. Foram mais de 40 cidades representadas na competição. “Vocês são vencedores. É clichê, mas é a verdade. Vocês se destacaram entre mais de 1700 inscritos. Isso já é motivo de muita alegria. Então, independente do que vai acontecer nesta final, sintam-se muito felizes”, destacou a professora Aline Oliveira na abertura do evento.

Abertura

O professor Franclim Brito, vice-reitor da Dom Helder, também proferiu discurso lembrando a nova fase vivida pela Dom Helder, com a incorporação da EMGE Escola de Engenharia e dos projetos conduzidos por ela, como o CEM. “Há aproximadamente três anos, iniciou-se o processo de unificação dessas instituições. A Dom Helder tornou-se muito maior do que já era”, afirmou.

O III Congresso do Conhecimento, realizado de 20 a 23 de setembro, marcou o início desta nova fase, com palestrantes nacionais que são referência em matéria de novas metodologias. “Abordamos metodologias ativas, metodologias pós-pandemia, entre outros temas. Buscamos oferecer aos nossos estudantes conhecimento e condições para que eles se sintam fortalecidos e possam ter os melhores resultados, a partir do seu projeto individual de estudo”, contou Franclim Brito.

O vice-reitor lembrou ainda a final do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e), realizada no dia 17 de setembro. “Foi uma semana intensa, que fechamos hoje, com chave de ouro, na final do CEM. (…) Tivemos ainda a celebração dos 20 anos da Dom Helder. É uma enorme satisfação estarmos completando duas décadas. Foi uma festa muito bonita”, finalizou, com saudações ao público presente e felicitações a todos os participantes do CEM.

A abertura do evento contou também com fala da professora Ana Silvia Barbosa, representante da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Ela destacou a felicidade em concluir um ciclo de cooperação técnica com a instituição, que durou 5 anos, e anunciou que um novo acordo já está em elaboração, além de parabenizar a Dom Helder pela realização do CEM.

Patrícia Azevedo | Necom Dom Helder

© 2022 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz