Pular para o conteúdo

Estrutura do Curso

ESTRUTURA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Metodologia da Pesquisa Científica

 

Ementa: Os desafios do conhecimento pautado na e para a liberdade, ética e pela responsabilidade. Bases teórico-metodológicas da investigação científica. O Magis (processo de excelência) na produção científica. Fundamentos da Metodologia Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. Diferentes gêneros de pesquisa e tendências epistemológicas. Perspectivas, abordagens e características básicas dos principais procedimentos metodológicos e os tipos do Método. Etapas da construção da pesquisa. Normas para elaboração de textos científicos.

24 h/a

 

Histórico da Educação ambiental

 

Ementa:  A formação da questão ambiental em âmbito nacional e internacional. O desenvolvimento do conceito de educação ambiental. As perspectivas teóricas sobre ambiente e sobre educação ambiental. Educação ambiental e seus reflexos na resolução dos principais problemas ambientais, em especial a proteção dos seres vivos e dos recursos naturais. O percurso histórico do século XX na formação da consciência ecológica e no exercício da cidadania ambiental. A institucionalização da educação ambiental no Brasil. Os diferentes espaços da educação ambiental na sociedade brasileira.

36 h/a
Educação Ambiental, Ecologia, Biodiversidade e Modificações Climáticas

 

Ementa: O movimento ecológico. Cosmovisão e meio ambiente. Ciências da natureza. Como a biodiversidade ou diversidade biológica compreende a variedade dos seres vivos, vegetais e animais, vivendo em diferentes ecossistemas/biomas. A evolução do conceito de sustentabilidade e sua relação com a Educação Ambiental. Saneamento básico, resíduos sólidos, o aquecimento global e as mudanças climáticas nas discussões e tratados internacionais e seus efeitos em vários níveis e espectros da sociedade. As possíveis soluções para o efeito que as mudanças climáticas vêm causando ao planeta, principalmente para a biosfera. Relação da Educação Ambiental com o ensino de biologia, geografia e ciências da natureza.

36 h/a
Fundamentos Filosóficos e Éticos da Educação Ambiental

Ementa: O mundo moderno. As linhas filosóficas do pensamento contemporâneo. Propostas de fundamentos filosóficos da Educação Ambiental. Conceitos essenciais para a Educação Ambiental, tais como “desenvolvimento sustentável”, “justiça ambiental”, “impactos ambientais”, “riscos”, “precaução”, “cuidado”, “responsabilidade”, “vida”, “participação” e “alteridade”.

 

36 h/a
Nova Ordem Jurídico-ambiental

Ementa: Alicerces históricos e constitucionais do Direito Ambiental Internacional e Nacional. O Direito Fundamental ao Meio Ambiente Ecologicamente equilibrado fundado nas grandes convenções internacionais estruturando uma nova ordem constitucional para países europeus e americanos.

 

36 h/a
Leis e políticas públicas brasileiras que regem a Educação Ambiental

 

Ementa: Conceito de Políticas Públicas: distributivas, redistributivas, constitutivas e regulatórias. Ciclo de Políticas Públicas. Sustentabilidade, políticas públicas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Educação ambiental na Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Plano Nacional de Educação e na Política Nacional de Educação Ambiental.

 

36 h/a
Educação Ambiental, Novas Perspectivas da Mineração e Sustentabilidade

 

Ementa: A evolução da exploração mineral na história constitucional do Brasil. A proposição de um novo marco regulatório mineral. Relação qualitativa entre desenvolvimento sustentável e extração dos recursos minerais. Princípios que regem a atividade mineral e o direito ambiental. Mineração como fator de desenvolvimento social e sua relação com a Educação Ambiental. Educação, ciência e natureza.

 

36 h/a
Educação Ambiental, Economia Verde e Meio ambiente

 

Ementa: Desde a formação da modernidade ocidental, o Estado e o “Mercado” são considerados instituições de integração social e econômica, em permanente tensão. Porém, sob a perspectiva do desenvolvimento autossustentável, faz-se necessário o estudo dos meios de correção da ação estatal e da ação do mercado, de maneira a se produzir riqueza e empreendedorismo econômico com equidade socioeconômica e com a proteção do meio ambiente. Meio ambiente, economia e desenvolvimento sustentável: visão nacional e internacional. Escassez e crescimento econômico. Matrizes energéticas: fase de transição e energias renováveis. Valoração do meio ambiente e seus métodos. Mercado Internacional e meio ambiente. Turismo ecológico e cultural. Arquitetura e cidades sustentáveis na Educação Ambiental.

 

36 h/a
Panorama e metodologias da Educação Ambiental

Ementa: Parâmetros Curriculares Nacionais de Meio Ambiente podem ser utilizados nos cursos de capacitação? Como trabalhar a Educação Ambiental na perspectiva da transversalidade? A transversalidade sob perspectiva de construção do conhecimento contextualizado, baseado na cotidianidade do sujeito da educação. Princípios da educação ambiental problematizadora. Teorias e práticas de educação ambiental no ensino formal e não formal. Fundamentos de educação ambiental em diversas abordagens: ecológica, filosófica e histórica. Sujeitos da aprendizagem em educação ambiental, na interação com criança, jovem, adulto e idoso dos espaços educativos formais e não formais.

 

36 h/a
Espaço Escolar e práticas educativas sustentáveis: Pegada Ambiental

 

Ementa: A importância das práticas sustentáveis a serem inseridas no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, para que as ações sejam institucionalizadas e não personificadas na figura de alguns professores. Se as práticas acontecem a partir da ocupação de espaços ainda não utilizados ou improdutivos, dentro da escola ou no seu entorno imediato com a o envolvimento da comunidade escolar e previamente planejadas. Análise de projetos institucionalizados de Educação Ambiental: Pegada Ambiental. Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) a Pegada Ecológica é considerada uma metodologia muito adequada quando se deseja avaliar a dinâmica de consumo sob a ótica da sustentabilidade, podendo ser usada para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia. O Índice Pegada Ambiental é composto por indicadores referentes aos consumos de água, energia e de papel, geração de resíduos, reciclagem, áreas verdes, alimentação saudável, trânsito sustentável, conforto ambiental e transversalidade de temas ambientais nos conteúdos programáticos. O cálculo desses indicadores se fundamenta nas informações prestadas por cada escola participante. Análise do Movimento ECOS em cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) de Minas Gerais.

 

36 h/a
Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) com Artigo Científico aplicado ao contexto profissional do pós-graduando.

 

12 h/a
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO  
CARGA HORÁRIA TOTAL 360 h/a




Motivos para escolher a Dom Helder - Escola de Direito!

  • Direito Integral com 100% de aprovação na OAB

  • Selo OAB: recomendada por excelência e qualidade

  • Campus avançado estrutura de ponta no meio da natureza

  • Apoio personalizado para definir objetivos de carreira

  • Simulação e Intercâmbio: reunimos experiências internacionais

Inscreva-se agora

QUER CONHECER A DOM HELDER E A EMGE MAIS DE PERTO?

Estamos de portas abertas pra você!

Agende uma visita Tour Virtual

© 2022 Escola Superior Dom Helder Câmara - Todos os direitos reservados - By: Renato Ferraz